Dois exames de paternidade comprovaram que Tomás Dutra Schmidt, 18 anos, filho da jornalista Miriam Dutra, da TV Globo, não é filho do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. A informação foi divulgada pelo jornal Folha de S. Paulo e pela revista Veja neste fim de semana.
Segundo as publicações, FHC reconheceu Tomás como filho num cartório em Madri, na Espanha, há dois anos. Depois disso, os três filhos do tucano com Ruth Cardoso Paulo Henrique, Beatriz e Luciana recomendaram que o pai fizesse o teste de DNA.
O ex-presidente concordou. Segundo fontes próximas, o tucano pensou que isso evitaria um desentendimento entre Tomás e os filhos do casamento com Ruth.
Foram feitos dois testes de DNA. O primeiro foi feito no fim do ano passado, em São Paulo. A saliva de FHC foi recolhida em São Paulo, e a de Tomás, em Washington (Estados Unidos), onde estuda, por meio do representante do escritório do advogado brasileiro Sergio Bermudes.
O primeiro exame deu negativo. O tucano, então, decidiu se encontrar com Tomás em Nova York para um novo teste, que também deu negativo.
De acordo com interlocutores do ex-presidente, ele acha que o exame é uma mera negativa biológica, e não jurídica. Os herdeiros do ex-presidente, entretanto, poderão questionar a paternidade com base nos testes.
A assessoria de imprensa de Fernando Henrique informou que ele não iria se pronunciar sobre o caso.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Deixe sua opinião