Dois exames de paternidade comprovaram que Tomás Dutra Schmidt, 18 anos, filho da jornalista Miriam Dutra, da TV Globo, não é filho do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. A informação foi divulgada pelo jornal Folha de S. Paulo e pela revista Veja neste fim de semana.

CARREGANDO :)

Segundo as publicações, FHC reconheceu Tomás como filho num cartório em Madri, na Espanha, há dois anos. Depois disso, os três filhos do tucano com Ruth Cardoso – Paulo Henrique, Beatriz e Luciana – recomendaram que o pai fizesse o teste de DNA.

O ex-presidente concordou. Segundo fontes próximas, o tucano pensou que isso evitaria um desentendimento entre Tomás e os filhos do casamento com Ruth.

Publicidade

Foram feitos dois testes de DNA. O primeiro foi feito no fim do ano passado, em São Paulo. A saliva de FHC foi recolhida em São Paulo, e a de Tomás, em Washington (Esta­­dos Unidos), onde estuda, por meio do representante do escritório do advogado brasileiro Sergio Bermudes.

O primeiro exame deu negativo. O tucano, então, decidiu se encontrar com Tomás em Nova York para um novo teste, que também deu negativo.

De acordo com interlocutores do ex-presidente, ele acha que o exame é uma mera negativa biológica, e não jurídica. Os herdeiros do ex-presidente, entretanto, poderão questionar a paternidade com base nos testes.

A assessoria de imprensa de Fernando Henrique informou que ele não iria se pronunciar sobre o caso.