O governador Roberto Requião (PMDB) e o pré-candidato peemedebista ao governo do estado, o vice-governador Orlando Pessutti (foto), vão dar a largada hoje, às 11 horas, durante convenção municipal do partido em Curitiba, a um movimento dissidente em relação ao posicionamento da direção nacional, que fechou aliança com o PT. Requião defende que sejam ouvidos governadores, diretórios estaduais e prefeitos sobre alianças. Caso contrário, o partido fica desobrigado de apoiar a pré-candidata à Presidência, Dilma Rousseff (PT). "Se é uma decisão dos deputados federais, a Dilma vai ter apoio deles e o resto do partido não deve apoiar", declarou. A primeira tarefa do diretório será organizar um encontro nacional no próximo dia 15 para protestar contra "as decisões que vêm de cima".
Em alta
Aliança PT-PMDB
Os dois partidos formalizaram um acordo em que se comprometem a estar na mesma chapa na eleição presidencial de 2010. Pelo entendimento, a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, será a candidata à Presidência e o PMDB fica com a vaga de vice. O acordo também prevê uma ampliação da aliança nacional, na tentativa de tentar replicar a dobradinha PT-PMDB nas eleições estaduais.
Em baixa
Aliança PT-PDT
O acordo nacional do PT com o PMDB fez estremecer as negociações de petistas com pedetistas no Paraná. O PT estadual e o senador Osmar Dias (PDT) ensaiavam uma aproximação. A aliança com o PT seria uma alternativa para a candidatura de Osmar ao governo do estado, depois que os tucanos aliados iniciais do senador terem declarado que vão lançar candidato próprio no ano que vem.
Influente
O presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer (PMDB-SP), é o parlamentar mais influente do Congresso Nacional neste ano, segundo pesquisa realizada pelo Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar). A opinião é dos próprios deputados e senadores votaram 75 dos 100 "Cabeças do Congresso". Temer, que é cotado para ser o vice de Dilma Rousseff na eleição de 2010, recebeu 51 votos.
Mad Bob
O encontro do governador Roberto Requião com o criador do sistema Linux John "Maddog" na quinta-feira na 6.ª Conferência Latino-Americana de Software Livre (Latinoware 2009) fez o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, soltar seu lado cômico. O ministro registrou no twitter (programa de microblog popular na internet) uma piadinha inspirado no encontro. "Roberto Requião foi apresentado a Maddog, na Latinoware e disse: Hi, you Maddog, me Mad Bob. E o cara: Hi, Bob!"
Número
R$ 66,7 milhões - Foram pagos em horas extras pelo Senado aos seus servidores desde janeiro deste ano. O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), prometeu apresentar nos próximos dias uma "formulação preliminar" da reforma administrativa da Casa. O senador pretende chegar a um entendimento com parlamentares e servidores sobre as mudanças na gestão do Senado até o fim do ano.
Pinga-fogo
"Com o Ciro candidato, qualquer um ganha. Ciro tem importância, mas essa importância é insignificante para nós."
O presidente do PPS, Roberto Freire, menosprezandoo poder da possível candidatura de Ciro Gomes à Presidência em 2010.
Tensão aumenta na Coreia com conflito entre presidente e Parlamento
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião