O bispo da cidade de Barra (BA), dom Luiz Flávio Cappio, deve se encontrar nesta quinta-feira com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em audiência no Palácio do Planalto. Ele vai apresentar ao presidente propostas alternativas ao projeto do governo de transposição do Rio São Francisco.
O encontro estava para ser agendado desde que o ministro de Relações Institucionais, Jaques Wagner, esteve em Cabrobó e negociou o fim da greve de fome que o bispo fez às margens do rio, no início de novembro. Dom Luiz apresentará ao presidente as razões que justificam a oposição da sociedade civil ao projeto de transposição.
Acompanhado por outros estudiosos do assunto, dom Cappio vai expor uma proposta de desenvolvimento para o Nordeste brasileiro, baseada na convivência com o semi-árido. Dom Cappio considera o projeto "inconstitucional, tecnicamente reprovável, ecologicamente criticável e economicamente absurdo".
O religioso deverá dizer ainda a Lula que se mantém absolutamente contra o projeto e disposto a retomar a greve de fome, desta vez não mais sozinho, mas acopanhado por integrantes de movimento sociais da região, caso o governo insisita em desviar as águas.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia