Além de Antônio Palocci, outro ministro importante pode ser engolfado pelo episódio da violação do sigilo bancário do caseiro que afirmou ter visto o ex-titular da Fazenda na "casa do lobby" de Brasília. Dominó 2 Violação de sigilo não foi o único crime cometido por autoridades no caso Francenildo. Daí o nervosismo instalado na cúpula do governo. Estrago feito O maior temor do PT e do Planalto se confirmou: pesquisas internas do governo mostram um efeito devastador da crise do caseiro na imagem de Lula. Começo e fim A oposição, que também recebeu de pesquiseiros relatos de que a crise do caseiro tem efeito corrosivo na imagem de Lula, não vai parar. Quer desvendar toda a operação. Para tucanos e pefelistas, ela começa na decisão no STF de impedir o depoimento de Francenildo e termina na violação de seu sigilo bancário. Primeiro da fila O objetivo é chegar a Lula, mas o alvo mais imediato de PSDB e PFL é o ministro Márcio Thomaz Bastos (Justiça). Sempre à disposição Aloízio Mercadante (PT-SP) chegou a dizer a colegas de bancada e a correligionários paulistas que aceitaria o cargo de ministro da Fazenda. Um dia após do outro De um petista desolado diante da queda estrepitosa do ministro da Fazenda ontem: "No fim, o superpoderoso Palocci, que resistiu a chuvas e trovoadas, deixa o governo em situação muito pior que a do Zé Dirceu". DNA petista O consultor da presidência da Caixa Ricardo Schumman, também envolvido na quebra do sigilo do caseiro, foi indicado para o cargo pelo vereador de São Paulo, Paulo Teixeira (PT), pré-candidato a deputado federal. Se todos fossem... Ao afirmar na Polícia Federal ter entregue o sigilo do caseiro para Antônio Palocci, o ex-presidente da Caixa Jorge Mattoso só fez crescer no PT paulista a admiração pelo ex-tesoureiro do partido Delúbio Soares.
Bipolar No meio do cabo-de-guerra entre governistas e oposicionistas, Osmar Serraglio (PMDB-PR) começou a semana disposto a forçar nas tintas e indiciar mensaleiros, dirigentes petistas e tucanos como Eduardo Azeredo (MG) no relatório final da CPI dos Correios. Estrela da CPI Duda Mendonça terá um capítulo só para ele no relatório final. A preocupação é como colocar no texto as informações sigilosas obtidas nos EUA sem ferir o acordo de confidencialidade com autoridades americanas. Vamos à luta Alertados sobre a nova mudança de humor de Serraglio, os petistas apressavam ontem o relatório paralelo que pretendem aprovar na comissão. Ficou ruim O deputado João Paulo Cunha (PT-SP), na fila de cassáveis, procurou oposicionistas no fim de semana. Ouviu deles que a dança de Ângela Guadagnin agravou demais sua situação. Velas abertas A tradução para o inglês do romance "O Dono do Mar", do senador José Sarney (PMDB-AP), imortal da ABL, foi escolhida para disputar o prêmio norte-americano "Book of the Year". Outro lado O vereador tucano de São Paulo José Aníbal diz que ainda mantém sua pré-candidatura ao governo paulista, apesar de o PSDB dar como certa a saída de José Serra da prefeitura para disputar o Bandeirantes.
TIROTEIO
Do deputado Pauderney Avelino (PFL-AM) sobre o desfecho da violação do sigilo do caseiro Francenildo Costa ontem:
Este é o Watergate do Lula. Como o ministro vinha despachando diretamente no Planalto, é impossível que, mais uma vez, o presidente não soubesse.
Deixe sua opinião