O prefeito Luciano Ducci anunciou nesta terça-feira (21) os novos secretários municipais de Educação, Defesa Social, Antidrogas, Recursos Humanos e Assuntos Metropolitanos, além dos presidentes da Fundação de Ação Social e do Instituto Curitiba de Informática, o novo diretor de Transporte da Urbs, e novos administradores das Regionais Cajuru e Portão. Outra novidade é a criação da Secretaria Especial Municipal de Relações com a Comunidade.
"O objetivo é sempre valorizar os profissionais que já mostraram sua competência dentro da administração. Os novos gestores têm um perfil altamente técnico", comentou Ducci, sobre a escolha dos nomes, em matéria publicada pela Agência de Notícias da Prefeitura, órgão oficial de comunicação do município. Dos 11 novos gestores, dez são funcionários públicos de carreira na Prefeitura.
Educação, FAS, Relações com a Comunidade
Liliane Casagrande Sabbag será a nova secretária da Educação, substituindo a Eleonora Fruet. Liliane Sabbag é formada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC), com mestrado em Administração de Empresas pela mesma instituição.
A primeira-dama e médica de carreira da prefeitura Marry Salette Dal Prá Ducci será a presidente da Fundação de Ação Social (FAS), em substituição a Leandro Meller. Marry, casada com o prefeito, é servidora da Secretaria Municipal de Saúde desde 1986. Ela é médica pediatra com especializações em Pneumopediatria e em Saúde Pública.
A nova Secretaria Especial de Relações com a Comunidade será dirigida por Fernando Guedes, atual administrador da Regional Portão. "Será uma secretaria importante para ampliarmos o diálogo e a parceria com a população, que tem participado ativamente do governo e agora contará com este canal exclusivo de aproximação", disse o prefeito.
Regionais e RH da prefeitura
O substituto de Guedes na Regional Portão será Gilberto Bedin, atual chefe de gabinete da Regional. Bedin é servidor de carreira da Prefeitura.
Outra regional que terá mudança é a Cajuru. A nova administradora será Maria Izabel de Paula, em substituição a Cesário Ferreira Filho. Maria Izabel, servidora de carreira da Prefeitura, atualmente é coordenadora técnica da Regional Cajuru e já foi administradora regional do Pinheirinho.
A Secretaria Municipal de Recursos Humanos será ocupada por Maria do Carmo Aparecida de Oliveira, em substituição a Paulo Schmidt. Ela atua, desde 2005, como superintendente do Instituto Municipal de Administração Pública de Curitiba (Imap). Foi diretora da Escola de Administração Pública do Imap e diretora Desenvolvimento de Políticas de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Recursos Humanos de Curitiba.
Urbs, ICI, Antidrogas e Segurança
Na área de Segurança, Luciano Ducci optou por um remanejamento nas funções, também com aproveitamento de gestores que já fazem parte da administração. O atual secretário Antidrogas, Nazir Abdalla Chain, responderá pela Secretaria da Defesa Social no lugar de Marcus Michelotto, que será delegado chefe da Polícia Civil do Paraná.
Para substituir Chain na Antidrogas, Luciano Ducci convidou para retornar à Prefeitura o agente da Polícia Federal Hamilton José Klein, secretário de Defesa Social de Fazenda Rio Grande.
O novo presidente do Instituto Curitiba de Informática (ICI) será Renato Rodrigues, em substituição a Jacson Leite, que será presidente da Celepar no Governo do Estado. Renato é diretor técnico do ICI desde 2005. Ele é formado em Engenharia Eletrônica no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).
O arquiteto Lubomir Ficinski, do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), será o novo diretor de transporte da Urbs, substituindo a Fernando Ghignone, que será presidente da Sanepar no Governo do Estado.
Região Metropolitana
O biólogo José Roberto Borghetti será secretário para Assuntos Metropolitanos, em substituição a Michele Caputo Neto, que será secretário estadual da Saúde.
Partidos iniciam estratégias para eleições presidenciais de 2026 apesar de cenário turbulento
Congressista americana diz que monitora silenciamento da liberdade de expressão pelo STF
Com Milei na presidência do Mercosul em 2025, vitória da esquerda no Uruguai alivia Lula
China vai chegar a 48 mil km de trilhos de trens de alta velocidade, mas boa parte ficará ociosa