Opinião
Um homem de família
Ter a administração nas mãos é uma das armas mais poderosas em uma eleição. Mas não é tudo. Em uma campanha de reeleição, diversos elementos são importantes para a vitória, como a satisfação com a gestão e a imagem (aceitação ou rejeição) dos candidatos, sem falar no desenho eleitoral, ou seja, quem são os adversários e qual a correlação de forças formada pelas coligações partidárias.
O maior desafio para Luciano Ducci será fazer com que o curitibano ligue a administração ao nome dele, o que não será tarefa fácil. Faz um pouco mais de um ano e três meses que Beto Richa renunciou ao cargo de prefeito de Curitiba para disputar o governo estadual. Mas a imagem dele à frente da prefeitura ainda é muito forte, não somente porque foi administrador da cidade por cinco anos como pelo fato de ter se transferido para a administração estadual sem que houvesse uma troca de grupo político na prefeitura. Além disso, apareceu exaustivamente na mídia como candidato favorito por três vezes em duas eleições municipais e na estadual.
A forma mais direta de Ducci falar a todos os curitibanos é proibida pela legislação. Ele não pode aparecer em propagandas institucionais, pois tal ato é considerado promoção pessoal. Uma forma encontrada foi a sutil mudança na comunicação. Rompe-se com a longa campanha "Eu, repórter cidadão", na qual um morador comum mostrava os feitos da administração, e entra a "Em Curitiba tudo é pra família". O conceito o cidadão de classes C, D e E que relatam as mudanças promovidas pela prefeitura é o mesmo. Mas dessa forma muda-se o selo, a marca da administração. Até o próximo ano, se Ducci realmente for candidato à reeleição, deverá conseguir mostrar-se um pouco mais, para não correr o risco de entrar em uma campanha sendo pouco conhecido e ter de ficar totalmente refém do apoio do governador. Como médico por profissão e agora administrador público, talvez a aposta seja ligá-lo ao homem que cuida da família. Não somente como o "pai" do programa Mãe Curitibana, mas aquele que faz tudo pensando na família. Veremos.
Daniela Neves, mestre em Ciência Política e editora de Opinião
Ducci prioriza gasto publicitário
Projetos voltados para a Copa do Mundo de 2014, como obras viárias e transporte coletivo, foram priorizados no remanejamento de recursos da prefeitura de Curitiba. A infraestrutura urbana (acessibilidade, iluminação, sinalização, construção de ruas da cidadania, entre outros) teve um inchaço no orçamento, passando de R$ 351,9 milhões para R$ 409,2 milhões.