• Carregando...

Enquanto o líder da oposição, Valdir Rossoni (PSDB), acusou o governo de fazer "jogo de cena" porque não tinha intenção nem condições de vencer o leilão do pedágio, a ala governista aplaudiu a participação da Copel. "A presença do setor público forçou para baixo o valor das tarifas. Se não fosse a Copel, os concorrentes fariam um acordo entre eles para sugerir um preço próximo do patamar máximo", disse o líder do PMDB, Waldyr Pugliesi.

Baixa – O secretário-chefe da Casa Civil, Rafael Iatauro, aproveitou o resultado do leilão do pedágio, no qual as tarifas ficaram muito abaixo das cobradas no Paraná, para engrossar o coro contra as concessionárias estaduais. Para ele, está na hora de baixar as tarifas de pedágio das estradas paranaenses. "Se o o contrato foi feito em uma época com juros e inflação mais altos e se o cenário mudou, nada impede que o contrato seja revisto", disse.

Folga – Hoje não tem sessão na Assembléia Legislativa. Os deputados estaduais anteciparam o feriadão e realizaram ontem à tarde a sessão que deveria ocorrer hoje. Apesar da baixa freqüência da sessão de ontem – cerca de 20 dos 54 deputados estavam presentes –, foram aprovados 17 projetos. Os deputados só retornam ao trabalho na segunda-feira.

Ajuda – A Assembléia Legislativa está concluindo os trâmites burocráticos para firmar uma parceria com a iniciativa privada e cobrir despesas como a TV Assembléia, painel eletrônico e informatização da Casa. Segundo o primeiro-secretário, Alexandre Curi (PMDB), os recursos vão custear também a compra de um satélite para transmitir as imagens da TV para o interior. O deputado não quer revelar com quem será firmada a parceria. Os detalhes da negociação só vão ser anunciados na próxima semana.

Comitiva – Os deputados estaduais aprovaram só ontem a licença para o governador Roberto Requião (PMDB) viajar para os Estados Unidos. Acontece que ontem Requião já estava nos Estados Unidos. O governador fica por lá até o dia 18, junto com o deputado estadual Osmar Bertoldi (DEM), o conselheiro do Tribunal de Contas Caio Soares e o secretário da Fazenda Heron Arzua. A viagem inclui passagens por Nova Iorque e Nova Orleans, onde participam do simpósio "Brazil: 27 Countries, One Nation". O evento coincide com o feriadão.

Mais um – O presidente da Câmara Municipal de Curitiba, João Cláudio Derosso (PSDB), fez uma consulta ao Tribunal Regional Eleitoral para saber quantas vagas de vereadores a cidade terá nas próximas eleições. Segundo Derosso, é possível que Curitiba venha a ter 39 vagas em disputada na eleição de 2008, devido ao censo do IBGE, que apontou crescimento da população. Hoje, a Câmara tem 38 vereadores. De acordo com a assessoria o TRE, a consulta de Derosso está sendo analisada pelo procurador federal eleitoral, Neviton Guedes.

Candidatos – O diretório estadual do PT tem três candidatos a presidente que irão concorrer no Processo de Eleição Direta (PED). Estão inscritos os deputado federal Assis do Couto, o vice-prefeito de Sarandi José Aparecido da Silva – Zezinho – e Gleisi Hoffmann. Uma quarta chapa inscrita para o diretório vai apoiar Gleisi. O PED será realizado em dezembro.

Influentes – Gleisi Hoffmann, aliás, disputa com a ministra Dilma Roussef a quarta edição do prêmio "As Mulheres Mais Influentes do Brasil", na categoria Política. Promovido pela Forbes, o prêmio conta neste ano com sete paranaenses entre suas finalistas, incluindo a vice-presidente da RPC, Ana Amélia Filizola, na categoria Comunicação. Os nomes das finalistas em cada uma das 26 categorias foram divulgados ontem, em São Paulo. A partir da próxima semana começa a votação popular, pela internet.

***

"Ainda bem que a Copel não ganhou o leilão. Além de não baixar nem acabar com o pedágio, o governo ainda queria cobrar uma tarifa mais cara que os concorrentes."

Antônio Belinati (PP), deputado estadual, em discurso ontem na Assembléia, sobre a derrota da Copel no leilão federal. A estatal de energia ficou em sexto lugar no ranking das tarifas.

***

Pinga-Fogo

A Comissão de Fiscalização da Assembléia Legislativa marcou para a próxima quarta-feira, às 10 horas, a acareação entre Francisco Alpendre e o diretor-jurídico do Ministério Público, Luiz Celso de Medeiros. Os dois devem falar sobre as aposentadorias do MP, que estão sendo postas em cheque pelo governador Roberto Requião (PMDB).

••• A Justiça expediu ontem mandados para que sejam apreendidos cinco veículos do vereador Air de Souza, presidente da Câmara Municipal de Doutor Ulysses, município do Vale do Ribeira.

••• Air de Souza havia sido preso na semana passada sob a acusação de desvio de verbas municipais (o Ministério Público apurou um rombo de cerca de R$ 400 mil nos cofres públicos). A apreensão dos carros, que teriam sido comprados com o dinheiro desviado, seria uma forma de garantir o eventual ressarcimento do valor ao Tesouro Municipal.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]