Durval Amaral, ex-secretário da Casa Civil do Paraná e eleito deputado estadual cinco vezes, tomou posse como conselheiro do Tribunal de Contas do Paraná (TC-PR) na manhã desta segunda-feira (28). Em coletiva à imprensa, realizada pouco antes da cerimônia de posse, Amaral prometeu uma atuação "focada na transparência". A solenidade ocorreu a partir das 10 horas, em sessão extraordinária, com a presença do governador em exercício, Flávio Arns (PSDB).
O ex-parlamentar é o segundo indicado do governadorBeto Richa (PSDB) entre os sete conselheiros do TC. Em julho do ano passado, o então procurador geral do estado, Ivan Bonilha, foi eleito pela Assembleia Legislativa, após ter recebido apoio de Richa. O mesmo aconteceu com Durval, que foi eleito pelos deputados por unanimidade.
Amaral prometeu ainda ser rigoroso nos julgamentos. "A atividade do tribunal é realmente punir quando existem a má fé e a má gestão dos recursos públicos".
Escolha foi unânime
Em votação secreta, Durval Amaral recebeu o voto de todos os 54 parlamentares na eleição realizada no último dia 21. A vaga de conselheiro do TC foi aberta no fim do mês passado com a aposentadoria compulsória de Heinz Herwig, que completou 70 anos. Desde então, o nome de Durval para ocupar a cadeira era dado como certo.
Para assumir a cadeira no TC, Durval deixou a Casa Civil do governo estadual. Para o lugar dele, foi nomeado Luiz Eduardo Sebastiani, que era secretário estadual da Administração. Jorge Sebastião de Bem, até então diretor-geral da pasta, assumiu o comando da secretaria.