O presidente do PT, José Eduardo Dutra, defendeu nesta sexta-feira que seja mantida a tradição de a maior bancada apontar os presidentes da Câmara e do Senado na próxima legislatura.

CARREGANDO :)

Os comentários do dirigente petista vêm em um momento em que deputados do PMDB articulam a formação de um blocão na Câmara e após o vice-presidente eleito Michel Temer (PMDB-SP), atual presidente da Câmara, defender um rodízio entre PT e PMDB no comando da Casa.

"A tradição, embora tenha sido quebrada algumas vezes na Câmara, é que o maior partido indique o presidente. Nós estamos defendendo essa tradição", disse Dutra a jornalistas em Brasília.

Publicidade

"No caso do Senado, o PT reconhece o direito do PMDB", acrescentou.

O PT elegeu o maior número de deputados na eleição de outubro deste ano, enquanto o PMDB será o partido com maior número de senadores na legislatura que se inicia no próximo ano.

Dutra negou a possibilidade de haver disputas entre PT e PMDB pelas presidências das duas casas legislativas e afirmou que o nome indicado pelo PT para presidir a Câmara ainda não foi definido.

O presidente do PT disse também não ver problema em o nome ser definido por uma eleição dentro da bancada da sigla na Câmara.

Os deputados Cândido Vacarezza (PT-SP) e Arlindo Chinaglia (PT-SP) são apontados como dois postulantes ao cargo. Pelo PMDB, o deputado Henrique Eduardo Alves (RN), um dos articuladores da formação do "blocão", é visto como um dos nomes que ambiciona a sucessão de Temer.

Publicidade