O presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra, já marcou data para voltar ao comando partidário: ele próprio comunicou a correligionários que reassumirá o posto no dia 25 e seu retorno, depois de um mês de licença médica por conta de uma crise hipertensiva complicada por um distúrbio depressivo, pode deflagrar uma pequena reforma ministerial.
A cúpula do PT quer que o senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) aceite virar ministro da nova Secretaria da Micro e Pequena Empresa, para ceder a vaga no Senado ao primeiro suplente Dutra. Um dirigente do PSB afirma que ele não aceitará a troca e adianta que, se quiserem acomodar o petista no Senado, terão de destinar outro ministério ao socialista. Uma das alternativas pode ser a pasta do Turismo.
Valadares disse a vários correligionários que não sai do Senado "de jeito nenhum" e não esconde de ninguém sua irritação com a forma que o PT tratou da questão no Congresso e no Planalto. Para evitar o confronto com a presidente Dilma Rousseff, dirigentes do PSB sugerem, como "única saída para o impasse", uma negociação com o PMDB.
A solução passa pelo PMDB porque o deputado Pedro Novais (MA) foi escolhido para o Turismo para compor a cota peemedebista como representante da bancada do partido na Câmara. Mas, independentemente de haver ou não uma proposta de troca, não será fácil para Valadares recusar o convite. É que até o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se dispôs a entrar em campo para convencer o senador do PSB. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Ações de Moraes ganham proporção global: veja a linha do tempo dos embates
Reação do Itamaraty ao cerco contra Moraes escala tensão com EUA
Citando ordens de Moraes, Câmara dos EUA exige relatórios das big techs sobre censura
Censura e violência política fazem Brasil despencar 6 posições em ranking de democracia
Deixe sua opinião