• Carregando...

Duas teorias circulam entre os tucanos. Uma diz que o candidato a presidente já é Geraldo Alckmin, e que o anúncio ficou para terça-feira porque, até lá, serão tomadas as providências para consolidar o plano B (Serra candidato a governador). É outro – Outra teoria, porém, dá conta de que Serra já escolheu disputar o Planalto, e que o prazo adicional será utilizado pela cúpula do partido na tentativa de reduzir o potencial de dano do descontentamento de Alckmin. Mano a mano – Há ainda quem acredite que o chamado "triunvirato" tucano perdeu de vez o controle do processo, e que, se nenhum dos dois recuar, ocorrerá o que tanto se temia: disputa formal pela vaga de candidato a presidente. Tiro curto 1 – O cenário Alckmin para presidente preocupa até tucanos não-serristas por um aspecto: se o governador custar a desenvolver musculatura nas pesquisas, a "expectativa de vitória" de Lula no primeiro turno crescerá. Tiro curto 2 – O temor é que, se até junho Alckmin não decolar, a idéia de um Lula imbatível poderá se cristalizar, desencorajando os partidos de ir para a disputa. Com menos candidatos, maior seria a chance de o presidente vencer na primeira fase. Notório saber – O deputado João Caldas (PL-AL) ironiza as heterodoxas soluções sugeridas pelos presidentes das Casas do Congresso, seus conterrâneos, para a encrenca da verticalização: "Tem três juristas alagoanos que respeito muito: Pontes de Miranda, Aldo Rebelo e Renan Calheiros".

Aqui se faz... – Petistas do Ceará, defensores de candidatura própria ao governo do estado, temem que a prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT), decida apoiar o pré-candidato do PSB, Cid Gomes, irmão de Ciro, por vingança. ...aqui se paga – Em 2004, Luizianne foi deixada ao relento por seu partido. A prefeita já teve dois encontros com Cid Gomes e, até agora, não deu declaração em favor de uma candidatura própria petista.Clube privado – Delcídio Amaral (PT-MS) bateu o martelo: o depoimento de Duda Mendonça na quarta será fechado. O presidente da CPI dos Correios enfrentará a oposição em nome de um "compromisso" com as autoridades americanas, que cederam os sigilos do marqueteiro nos EUA. Peça de defesa – O senador conversou com Duda nesta semana para acertar detalhes do depoimento. Queixoso, o marqueteiro disse que a CPI cometeu um "equívoco" ao dizer que encontrou US$ 300 mil a mais em suas contas e que vai provar isso à comissão. De plantão – Os relatores-adjuntos Eduardo Paes (PSDB-RJ) e Maurício Rands (PT-PE) e o sub-relator de fundos de pensão, ACM Neto (PFL-BA), ficam em Brasília no fim de semana acertando os detalhes do relatório final. Às ordens – José Mentor mandou carta a todos os deputados com cópias de seu depoimento, depoimentos de testemunhas e cópias das notas que justificam o recebimento de R$ 120 mil de Rogério Totentino. Não pede clemência, mas se coloca à disposição para mais esclarecimentos.

Forno e fogão – No período em que assumiu interinamente a Presidência, durante a viagem de Lula à Inglaterra, José Alencar, como bom mineiro, serviu pães de queijo a quem o visitou no gabinete. Segundo ele, era gentileza de sua esposa, Mariza Gomes.

TIROTEIO

* Do deputado Sílvio Torres (PSDB-SP) sobre o presidente Lula ter se solidarizado na Inglaterra com a má fase do jogador brasileiro Ronaldo:

– Enquanto o ministro Antônio Palocci, principal peça do governo Lula, arde na fogueira da CPI, o presidente hipoteca apoio apenas ao atacante.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]