Edmilson Luiz Stencel (PDT) é o novo prefeito de Kaloré, município com 4,5 mil habitantes na região Norte do Paraná. A eleição fora de época aconteceu neste domingo (3) e levou 3,1 mil eleitores aos locais de votação. O ex-prefeito Adinan Canelo (PMDB) foi cassado em dezembro de 2010 por denúncias de irregularidades na contratação de funcionários.
Stencel teve 1.749 votos 58,03% dos votos válidos e deixou em segundo lugar seu adversário André Pereira (PT), que recebeu 1.265 votos 41,97% dos votos válidos. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) não houve incidentes nas eleições.
Kaloré, localizada a 70 quilômetros de Maringá, teve cinco trocas de prefeito em apenas um ano. O prefeito eleito em 2004, Eleomil Fuzetti (então filiado ao PL), foi afastado do cargo pelo TRE sob a acusação de uso de dinheiro público na promoção de um rodeio. O segundo colocado, Adinan Canelo (PMDB) assumiu o cargo na época e venceu as eleições realizadas em 2008. Mas, Canelo e o vice Mauro Lebegaline (PT) foram cassados em 2010, acusados de irregularidades na contratação de funcionários.
Devido à cassação, Stencel (que saiu vencedor nas urnas neste domingo), que havia perdido as eleições em 2008, assumiu a cadeira de prefeito por 10 dias no ano passado. Porém, Canelo obteve uma liminar e voltou à prefeitura, mas perdeu o posto no final de 2010. Com a saída de Canelo, o então presidente da Câmara, André Pereira (que perdeu as eleições deste domingo) assumiu a prefeitura.
Com o seu licenciamento para disputar o pleito, a cadeira de prefeito vinha sendo ocupada pelo atual presidente da Câmara, Osni Aparecido da Silva (PT). Stencel assume a prefeitura após a sua diplomação.
Bituruna
Os eleitores de Bituruna, na região central do estado, também foram as urnas neste domingo. Até por volta das 18h30 não havia saído o resultado oficial da eleição.
Mais informações em breve