Minutos antes de começar a eleição que definirá o novo líder do PP na Câmara dos Deputados, o atual líder, Eduardo da Fonte (PE), desistiu da disputa. Questionado se havia desistido por falta de apoio, parlamentar pernambucano afirmou que a decisão foi uma forma de demonstrar respeito ao estatuto. O substituto de da Fonte será Cacá Leão (BA), que concorrerá com Aguinaldo Ribeiro (PB) pelo cargo.
Nesta terça-feira, 16, apoiadores de Ribeiro alegavam que Eduardo da Fonte não poderia disputar a reeleição à liderança do PP na Casa. Os parlamentares lembram que, por sugestão da própria bancada do PP na Câmara, o partido aprovou em convenção mudança no estatuto, prevendo que o líder da legenda não pode se reeleger ao posto dentro de um mesmo mandato.
Ribeiro tem uma boa relação com o Palácio do Planalto e com o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), desafeto político do governo. Apesar de não estar interferindo diretamente na disputa, Cunha tem simpatia maior por Ribeiro, por ser candidato apoiado por alguns de seus principais aliados dentro do PP, como o deputado Arthur Lira (PB).
Em dezembro, o deputado Cacá Leão também adotou uma postura favorável a Cunha. Ele votou contra a admissibilidade da ação por quebra de decoro contra o parlamentar no Conselho de Ética.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink