Eduardo Requião, irmão do governador Roberto Requião, esteve no início desta semana no Palácio Araucária, sede provisória do governo do estado. Entre uma conversa e outra, deixou escapar um de seus projetos para 2010: retornar ao comando do Porto de Paranaguá. "Tenho de terminar o que comecei lá", afirmou. O retorno ao litoral do estado pode acontecer já em abril do próximo ano, quando o irmão governador tem de deixar o cargo para concorrer a um novo cargo na eleição de outubro presidente ou senador. Com Requião fora do governo, a súmula antinepotismo não atingiria Eduardo, já que o governo estaria sob o comando de Orlando Pessuti.
* * * * *
Número
US$ 50 milhões
A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia aprovou ontem o projeto do governo que prevê abertura de crédito no Bird. O estado diz que vai usar esse dinheiro para investir em programas de agricultura familiar em 127 municípios.
* * * * *
Cobrança
O PMDB do Paraná vai enviar um documento oficial à cúpula do partido na terça-feira comunicando a pré-candidatura do governador Roberto Requião à Presidência da República. Os presidentes dos diretórios do PMDB de Santa Catarina e Rio Grande do Sul também assinam o manifesto. "Vamos pedir que tratem com importância devida a nossa decisão", disse o presidente estadual do PMDB, Waldyr Pugliesi. A tese da candidatura própria, segundo ele, teria o apoio de 27 diretórios estaduais.
Repique
Os deputados estaduais do Democratas resolveram fazer coro ao deputado federal Alceni Guerra, que cobrou da cúpula nacional a intervenção no partido no Paraná para impedir que o DEM apoie a candidatura do senador Osmar Dias (PDT) ao governo do estado. O apoio ao pedetista vem sendo defendido pelo presidente estadual do DEM, o deputado federal Abelardo Lupion, que tenta viabilizar sua candidatura ao Senado na chapa encabeçada por Osmar Dias. Num manifesto divulgado ontem, os deputados Nelson Justus, Durval Amaral, Plauto Miró Guimarães e Osmar Bertoldi declaram publicamente que são favoráveis à aliança com o PSDB para apoiar a campanha do prefeito Beto Richa ao Palácio Iguaçu.
* * * * *
Gregos e troianos
O deputado federal André Vargas (PT-PR) inspirou-se na Grécia Antiga para definir o lançamento de Roberto Requião (PMDB) à Presidência: "É a operação cavalo de Troia: só tem inimigo dentro". O petista lembrou que o ato que lançou Requião estava cheio de políticos que defendem a candidatura presidencial do tucano José Serra, tais como Orestes Quércia, Pedro Simon e Luiz Henrique da Silveira. Vargas disse, porém, não acreditar que no fim das contas Requião se prestará ao papel de ajudar a oposição ao minar a aliança nacional PT-PMDB. Para ele, Requião tem afinidades ideológicas com Dilma Rousseff.
* * * * *
Pinga-fogo
"É natural que candidatos que tenham mais exposição, presença mais forte na mídia, cresçam alguns pontos."
Aécio Neves, governador de Minas Gerais e pré-candidato do PSDB à sucessão de Lula, ao relacionar a subida de Dilma nas pesquisas com o aumento da exposição da ministra na mídia.
Deixe sua opinião