Postado logo atrás de José Dirceu na fila em que o ex-ministro aguardava para votar pela cassação de seu mandato, Roberto Jefferson se aproximou do arquiinimigo e lhe disse ao pé do ouvido: "Eu sou você amanhã". Bandeira branca 1 – O presidente do STF, Nelson Jobim, pode arquivar a ação movida por sete deputados petistas para suspender seus processos de cassação se considerar satisfatória a decisão tomada ontem pela Mesa da Câmara. Bandeira branca 2 – A Mesa Diretora estabeleceu prazo de cinco sessões para que os deputados sejam ouvidos. A saída ensaiada por Jobim aplacaria o mal-estar causado por sua liminar pró-petistas. Em exame – Atropelado pela confirmação do mensalinho, Severino Cavalcanti (PP-PE) ainda não descartou a possibilidade de tirar licença de 120 dias da presidência da Câmara. Mas quer negociar prazo para a abertura de seu processo no Conselho de Ética. Vai ficando – Sem chance de eleger um nome seu para a presidência da Câmara, o PFL é o único partido a ver com bons olhos a eventual licença médica de Severino, que prolongaria a interinidade de José Thomaz Nonô. Vento a favor – Em rota ascendente nas hostes oposicionistas, a opção Michel Temer (PMDB-SP) para o lugar de Severino já conta também com a boa vontade de um ou outro deputado petista. Carta ao Papai Noel – O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), pediu um presente de aniversário, comemorado hoje, à conterrânea Heloísa Helena: que o PSOL não faça protestos contra o presidente Lula na inauguração do novo aerpoporto de Maceió.

CARREGANDO :)

Padrão operacional – A Polícia Federal voltou sua atenção para três agências publicitárias com sede em São Paulo e contratos no governo Lula. Em comum, elas apresentam volumosos saques bancários, no melhor estilo do valerioduto. Pedra cantada – Semanas atrás, em uma de suas lamentações, o empresário Marcos Valério dizia não entender por que tanto interesse investigativo por suas agências e nenhum "pelas de São Paulo". Acerto por fora – Os repasses de outras agências para as de Marcos Valério somam R$ 1,9 milhão nos últimos cinco anos. Para a CPI dos Correios, é prova de que a divisão de contas de estatais entre empresas era mera formalidade. Fora do sério – A perspectiva de convocação de seu irmão Ademar pela CPI tirou a habitual calma de Antônio Palocci. Consultado por governistas da comissão, o ministro da Fazenda reagiu mal. Rejeitado ontem, o requerimento será reapresentado pela oposição na semana que vem. Caminhão triturador – Apelidada de CPI do Fim do Mundo devido à diversidade de alvos contra os quais dispara, a comissão dos Bingos prepara devassa nos contratos de prefeituras petistas com empresas de lixo. São Paulo, Ribeirão Preto e Santo André estão na mira.

TIROTEIO

Publicidade

* Do deputado federal Geddel Vieira Lima (PMDB-BA) a respeito do ex-ministro da Secom Luiz Gushiken, segundo quem "o filho do presidente tem o direito, assim como o filho de qualquer outra pessoa, de instalar uma empresa no país e disputar espaço no mercado":

– Como sempre, a verdade é o avesso do que diz esse pessoal do PT: se o filho do presidente Lula tivesse aberto uma empresa e disputado espaço no mercado como o filho de qualquer outra pessoa, jamais teria recebido aquela mãozinha da Telemar.