A votação
Seções eleitorais estarão abertas das 8h às 17h. O eleitor deve levar o título eleitoral ou comparecer a sua seção com qualquer documento oficial com foto (carteira de identidade, de motorista, de trabalho, passaporte ou certificado de reservista). JustificativaQuem estiver fora da cidade onde vota, têm que justificar a sua ausência. O formulário da justificativa está disponível na página TSE e também será distribuído nos locais de votação no dia da eleição.A justificativa é gratuita e o formulário deve ser entregue, no dia da eleição, no mesmo horário da votação, em qualquer seção eleitoral ou em postos de justificativa montados pelos Tribunais Regionais Eleitorais.Não há limites para o número de justificativas eleitorais; porém, o eleitor que deixar de votar e não justificar a sua ausência em três eleições consecutivas (considerando cada turno uma eleição) pode ter o seu título cancelado.
No dia da eleição
É proibido:
Aglomeração de eleitores;
Distribuição de material propaganda;
Transporte particular de eleitores;
Carreatas, passeatas e comícios;
Distribuição de alimentação a eleitores;
Uso de alto-falantes ou amplificadores de som;
Distribuição de camisetas, bonés, canetas, chaveiros;
Uso de telefone celular ou equipamento de radiocomunicação no recinto da mesa receptora de votos.
É permitido:Uso de camisas, bonés e broches de candidatos pelos eleitores e utilização de adesivos em veículos particulares.
Os prefeitos e vereadores que vão administrar, criar leis e fiscalizar as mais de 5,5 mil cidades brasileiras pelos próximos quatro anos serão escolhidos neste domingo (5). Apenas 77 destes municípios poderão ter segundo turno. Estão aptos a votar nestas eleições municipais, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 128 milhões de eleitores. No Paraná, devem ir as urnas 7,3 milhões de eleitores nos 399 municípios do estado.
Em todo o Brasil, pouco mais de 15 mil candidatos se inscreveram para concorrer às 5.563 vagas de prefeito. Já as 52 mil cadeiras nas câmaras de vereadores do país estão sendo disputadas por quase 350 mil candidatos. Dados do TSE mostram que 1.077 candidatos querem ser os administradores dos municípios paranaenses. A média é de 2,6 candidatos a prefeito para cada cidade. O número de candidatos a vereador ultrapassa os 23 mil no estado.
Não votarão este ano os eleitores do Distrito Federal, de Fernando de Noronha (PE) e os alistados no exterior. O eleitorado brasileiro cresceu 3,72% em relação a 2006, e 7,58% em relação a 2004. As mulheres continuam compondo a maior parcela dos eleitores. Em 2000, elas eram 50,48% do total. Em 2004, passaram para 51,21% e neste ano já representam 51,73% do total de eleitores.
Para receber os votos, a Justiça Eleitoral preparou pouco mais de 450 mil urnas, que estarão distribuídas em 400 mil seções eleitorais que vão funcionar no dia 5 de outubro em 94 mil locais de votação nos 26 estados. O número de urnas é maior do que de seções para garantir que haja equipamentos à disposição caso seja necessária a substituição. Foram convocados para trabalhar nas eleições 1,6 milhão de mesários.
Na última eleição para prefeitos e vereadores, realizada em outubro de 2004, do total de eleitores aptos a votar 14% faltaram. Os votos brancos totalizaram 1,87% e os nulos somaram 5,57%. Na ocasião, os brasileiros escolheram 5.562 prefeitos (Nazárea, no Piauí, ainda não tinha status de município), entre 15.725 candidatos, e 51.814 vereadores, dos 346.417 que se candidataram ao cargo.
Segundo turno
Do total de municípios brasileiros, 77 contam com mais de 200 mil eleitores e podem ter que voltar às urnas para eleger seus prefeitos em segundo turno caso nenhum dos candidatos consiga obter a maioria absoluta dos votos válidos no primeiro turno. Excluindo Palmas, no Tocantins, e Boa Vista, em Roraima, todas as demais capitais de estado contam com eleitorado acima do previsto pela legislação para realização de segundo turno.
No Paraná além da capital, três municípios possuem mais de 200 mil eleitores segundo o TSE. São eles: Londrina, no Norte do estado, com 341.908 eleitores; Maringá, na região Noroeste, com 234.417 votantes; e Ponta Grossa, nos Campos Gerais, com 210.535 eleitores inscritos. O calendário eleitoral prevê que o segundo turno, nos municípios onde for necessário, será no dia 26 de outubro.
Curitiba possui 1,2 milhão de eleitores aptos a votar na eleição de outubro. A capital reúne 17% do eleitorado do estado. O município paranaense com o menor colégio eleitoral é Nova Aliança do Ivaí, no Noroeste do estado, onde o prefeito e os vereadores serão eleitos por 1.343 eleitores, 0,01% do eleitorado do Paraná.
Nacional
São Paulo (29.143.285 eleitores), Minas Gerais (14.072.285), Rio de Janeiro (11.259.334) e Bahia (9.153.629) são os estados com maior número de eleitores. Os estados com menor número de votantes estão na região Norte: Roraima (247.790), Amapá (384.825) e Acre (443.148).
Ainda de acordo com os dados do TSE, o município de São Paulo é que tem maior número de eleitores, 8,1 milhões. No mesmo estado encontra-se o município com menor eleitorado do Brasil. Ao todo são 924 eleitores que vão eleger o prefeito, o vice e os nove vereadores em Borá.
Reforma tributária pode aumentar impostos e tirar competitividade de pequenas empresas
Diário de soldado norte-coreano traz táticas macabras da guerra na Ucrânia
Resolução pró-aborto é ilegal e inconstitucional, afirma associação de juízes
Frases da Semana: “Eu sou um amante da democracia, não sou marido”
Deixe sua opinião