"Há políticos que fazem de sua caneta um pé-de-cabra." O alerta foi feito neste sábado (04) pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Carlos Ayres Britto, ao sugerir que os eleitores rejeitem políticos que não têm ética e cometem irregularidades após assumir seus cargos. "Há muitos políticos que fazem de tudo para chegar às maiores alturas para fazer as maiores baixezas", disse, durante palestra feita nesta manhã, em Brasília, em um congresso sobre direito constitucional.
Para o presidente do TSE, a corrupção "abate de uma só cajadada" princípios previstos na Constituição brasileira, como a moralidade e a eficiência. "E tudo começando mediante esse câncer, que é o caixa dois do financiamento das campanhas", especificou.
Segurança
Em pronunciamento que veiculado em cadeia nacional de rádio e televisão neste sábado à noite, Ayres Britto bateu na mesma tecla: disse que esperava uma eleição limpa, sem caixa dois e sem compra de voto. "Porque caixa dois e compra de votos são proibidos", advertiu. Para garantir a segurança da eleição, até o meio-dia o TSE havia autorizado o envio de tropas federais para 461 municípios em 11 Estados.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura