Tuca Cartário (PDT) não é mais candidata à Prefeitura de Fazenda Rio Grande, na região metropolitana de Curitiba. A informação foi confirmada pelo pai de Tuca, o deputado estadual Geraldo Cartário (PDT), nesta terça-feira (2). Na noite do último domingo (31), Tuca Cartário, de 40 anos, foi baleada quando saía de uma reunião do partido, no bairro Jardim Colonial, na periferia de Fazenda Rio Grande.
Tuca segue sedada e em observação no hospital Santa Cruz, em Curitiba. Geraldo Cartário afirma que foi um crime político e está muito preocupado com a situação. "Não tem mais ambiente para ela continuar a campanha. Entre essa política de jagunços, de pistoleiros, e a família, eu fico com a família", disse o deputado estadual.
Para a polícia, no entanto, ainda não há provas que o crime foi um atentado político. "Não há nenhuma informação que nos leve a certeza que foi um crime político, uma tentativa de seqüestro ou um crime simples. Temos que trabalhar com todas as possibilidades", afirmou o delegado Rogério Antônio Haisi, em entrevista à Rádio Band News.
Geraldo Cartário disse que a polícia está investigando o crime, mas lembra do caso do vereador de Mandirituba (região metropolitana) Adão Valdir Carvalho, encontrado em 2007 baleado e carbonizado. "Já se passaram oito meses e até agora não descobriram nada", lembrou Cartário. O deputado afirmou que também está pensando em desistir da política. "Eu também posso desistir da política, fiquei sem ânimo e sem motivação depois disso que aconteceu com a minha filha", lamentou.
Por telefone, o deputado disse que foi "uma besteira" coloca-la como candidata. "Ela nem queria disputar a prefeitura. Parente meu está fora da política", sentenciou. Cartário afirmou que a filha está bastante deprimida com a situação e chora muito no hospital. Durante essa semana o deputado vai oficializar a saída de Tuca da campanha à Prefeitura de Fazenda Rio Grande no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). "Agora quero cuidar do estado de saúde dela", explicou.
Cartário também disse que o partido ainda vai estudar se substituirá a candidatura de Tuca à prefeitura. A previsão de alta hospitalar de Tuca é para quarta ou quinta-feira (3 ou 4).
Com a saída de Tuca Cartário, quatro candidatos disputam a preferência dos eleitores de Fazenda Rio Grande para a prefeitura: Francisco Luis dos Santos (PSDB), Leslie Carlos Khervald de Moura (PT), Luiz Fernando Boff Zarpelon (PPS) e Onildo Chaves de Cordova (DEM).
O caso
De acordo com o delegado Rogério Antônio Haisi, por volta das 22h de domingo, a candidata saía de um reunião política em um Uno Mille quando, de uma caminhonete, possivelmente uma D-20 ou uma F-1000, diversos tiros foram disparados. Dois deles atingiram Tuca, um de raspão no pescoço, e um em um dos braços. Além de Tuca, o motorista, Éder de Jesus Ferraz, e uma assessora do partido estavam no veículo, mas nenhum dos dois foi atingido.
Violência contra candidatos
A tentativa de homicídio contra Tuca é o segundo caso de ação violenta contra candidatos a prefeito na região metropolitana de Curitiba em uma semana. Na segunda-feira passada (25), por volta das 21h, dois homens invadiram uma reunião eleitoral do PSB em Campina Grande do Sul, onde dispararam vários tiros. O candidato a prefeito Luiz Carlos Assunção, para escapar dos disparos, pulou de uma janela a três metros de altura, e sofreu um deslocamento na região da bacia.
Na última quarta-feira (27), dois homens suspeitos de terem invadido o encontro foram presos por policiais civis da delegacia do município e do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope).
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas