Segundo balanço parcial divulgado pelo Centro de Triagem Eleitoral, montado no ginásio de esportes da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC), em Curitiba, nove pessoas foram detidas até às 17h deste domingo (5) por fazer boca-de-urna nos arredores de locais de votação na capital paranaense, inclusive um candidato a vereador: Chico do Uberaba (PSDB). Uma mulher também foi detida por desrespeitar a lei seca e vender bebida alcoólica.
Além das três pessoas detidas no bairro Fazendinha distribuindo "santinhos" de um candidato a vereador não divulgado, duas pessoas foram detidas perto do Colégio João Paulo I, no bairro Boa Vista, por ficarem parados por mais de duas horas no arredores do local de votação um carro customizado do candidato a vereador Carlos Maia (PC do B).
Segundo funcionários do Centro de Triagem, este é um novo tipo de prática de boca-de-urna que tem se popularizado nas últimas eleições. O candidato Carlos Maia rebateu as acusações, dizendo-se vítima de perseguição política por parte de políticos concorrentes da região. Já o candidato a vereador Chico do Uberaba (PSDB), foi detido por fazer o popular "corpo-a-corpo" em seu bairro de origem, o Uberaba.
No bairro Xaxim, mais uma pessoa foi pega em flagrante ao distribuir panfletos de candidatos. Na mesma região, uma mulher foi detida por desrespeitar a lei seca e vender bebidas alcoólicas. Ela foi encaminhada para o 8º Distrito Policial de Curitiba, no Portão.
Agilidade
As pessoas pegas em flagrante fazendo boca-de-urna estão sendo encaminhadas para o Centro de Triagem Eleitoral, na PUC, onde um pequeno tribunal, onde os casos são julgados por quatro juízes que fazem plantão no local. Lá, os detidos assinam um termo circunstancial em que se comprometem a pagar uma multa, ou prestar serviços comunitários, e em seguida são liberados.
São José Dos Pinhais
Em São José dos Pinhais, cidade da Região Metropolitana de Curitiba, cinco pessoas foram detidas por cometerem irregularidades em locais próximos as áreas de votação. Quatro delas foram pegas em flagrante por praticar boca-de-urna. Um homem também foi preso por chegar bêbado ao local de votação e gerar tumulto.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink