Os candidatos mais bem posicionados na última pesquisa Ibope para a Prefeitura de Foz do Iguaçu, oeste do Estado do Paraná, divulgada neste sábado, destacaram neste domingo o rigor fiscalização durante a campanha eleitoral na fronteira. Confiantes, o atual prefeito e candidato à reeleição Paulo Mac Donald Ghisi (PDT), os deputados estaduais Samis da Silva (PMDB) e Reni Pereira (PSB) compareceram aos locais de votação logo cedo. Todos devem acompanhar a apuração em casa.
Reni Pereira, da coligação Respeito por Foz, foi o primeiro a votar. O candidato chegou ao Colégio Estadual Castelo Branco pouco antes das 8h. Na fila, aproveitou para cumprimentar eleitores e, em 10 minutos, entrou na seção eleitoral. Terceiro colocado nas pesquisas, passando dos iniciais 11% para 17% da preferência, o peessedebista espera uma votação significativa nas urnas. Sem falar em vitória, Reni aposta em um resultado expressivo, mas com vistas nas próximas eleições municipais.
"Fizemos uma campanha com a exposição das nossas propostas. Chamamos a atenção para os grandes problemas da cidade: falta de empregos e os obstáculos para o desenvolvimento econômico. Vamos aguardar o resultado das urnas para poder avaliar se a população entendeu a nossa mensagem", comentou.
Sobre as perspectivas para o resultado das eleições, o deputado estadual "acredita que a população de Foz do Iguaçu irá demonstrar o desejo pela renovação."
Paulo Mac Donald votou por volta das 9h. O prefeito elogiou o trabalho da Justiça Eleitoral e o entendimento do eleitor sobre a importância do voto consciente. "Tenho notado o iguaçuense diferente, demonstrando que quer ser dono da sua história, senhor do seu destino. Noto isso a cada dia com mais conscientização, com mais participação. E, isto deve se confirmar com um resultado interessante. Vejo o coroamento do trabalho realizado nestes quase quatro anos." Com 35% das intenções de voto no primeiro levantamento, o pedetista saltou para 51% na última pesquisa.
Adversário direto de Mac Donald, o candidato Samis da Silva foi o último dos seis candidatos ao Executivo de Foz do Iguaçu a comparecer à seção eleitoral. Apesar da diferença de 28 pontos para o primeiro colocado, o representante da coligação União de Verdade disse ter certeza da vitória. "Estamos otimistas. Os números que estamos recebendo das pesquisas de boca de urna são amplamente favoráveis. Nosso pessoal está entusiasmado e trabalhando com confiança, o que deve fazer diferença no final. Teremos um resultado muito positivo, com uma grande surpresa para a cidade", reforçou.