O ministro da Defesa, Nelson Jobim, confirmou há pouco que vai discutir o envio das tropas federais ao Rio de Janeiro na próxima segunda-feira (1º), em reunião com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Carlos Ayres Britto. No encontro, será definido o contingente e a data da chegada das tropas federais capital fluminense, além das comunidades onde o efetivo irá atuar com o objetivo de garantir a segurança das eleições municipais de outubro.
Preciso definir no Ministério da Defesa as diretrizes da utilização das tropas. Eu quero acertar isso com o ministro Britto e com o TSE, porque são eles que determinam a forma, disse Jobim Agência Brasil. O ministro participou na manhã desta sexta-feira (29) do evento em comemoração dos 92 anos da aviação naval, na Base da Marinha em São Pedro da Aldeia, a 150 quilômetros do Rio.
Segundo Jobim, também devem participar da reunião com o presidente do TSE o comandante do Exército, general Enzo Martins Peri, e o chefe do Estado Maior da Defesa, João Afonso Prado Maia de Faria.
De acordo com o ministro, a reunião sobre o envio das tropas federais ao Rio não ocorreu esta semana por indisponibilidade de agenda de Carlos Ayres Britto. O presidente do TSE ficou envolvido com o julgamento, no Supremo Tribunal Federal (STF), de ação sobre a demarcação da Terra Indígena Raposa Serra do Sol (RR), da qual é relator.