Blog do Minuto: Confira os resultados das eleições nas cidades do Paraná
- blog
João da Costa (PT) foi eleito prefeito do Recife. Com 92,37% das urnas apuradas até as 20h12, Costa tinha 52% dos votos válidos (403.776) e não podia mais ser alcançado por José Mendonça Bezerra Filho (DEM), que tinha 24,50%. Ex-secretário de Planejamento Participativo do prefeito João Paulo (PT), João da Costa teve a candidatura cassada em primeira instância, mas poderá tomar posse e governar até que se esgotem todas as instâncias de recurso impetrado na Justiça Eleitoral.
O juiz Nilson Nery condenou João da Costa a partir de duas ações impetradas pelo Ministério Público. Primeiro, por entender ter havido promoção pessoal do então pré-candidato por meio da confecção e divulgação, em março, de 50 mil exemplares de uma revista sobre o Orçamento Participativo, com um balanço do programa que foi o carro-chefe da campanha.
A segunda ação foi baseada em denúncia confirmada por perícia da Polícia Federal em computadores da Secretaria de Educação. Servidores públicos eram convocados, via internet, para participar de atos de campanha em horário de expediente. A convocação era feita por pessoas que ocupavam cargos comissionados e de chefia.
De acordo com o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Raul Jean Júnior (PMDB) tinha 16,09%; Carlos Eduardo Costa Pereira (PSC), o Cadoca, 3,71%; Edilson Silva (PSOL), 3,02%; Kátia Teles (PSTU), 0,46%; e Roberto Numeriano (PCB), 0,23%.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura