Para conquistar novos eleitores, os candidatos que participam das eleições deste ano têm apostado no uso do telemarketing. Segundo a Associação Brasileira de Telesserviços (ABT), essa prática vem crescendo a cada eleição no país.
No entanto, a ABT orienta os eleitores a se defenderem de eventuais abusos. A entidade destaca que "sempre que o eleitor manifestar sua contrariedade quanto ao prosseguimento do contato naquele momento, sua vontade deverá ser respeitada".
Além disso, "os responsáveis pelo serviço também devem respeitar o desejo do eleitor de retirar suas informações das bases de dados", e "os contatos só podem ser feitos de segunda à sexta-feira, das 9h às 21h, e aos sábados das 10h às 16h".
A ABT destaca ainda que "não são admitidas ligações a cobrar nem ligações aos domingos e feriados nacionais". Essas regras fazem parte do Programa Brasileiro de Auto-Regulamentação do Setor (Probare), criado em 2005.
Se algum candidato infringir qualquer uma das regras que constituem o Código de Ética do setor de telesserviços, o eleitor pode fazer reclamações à Ouvidoria do Probare, através do site www.probare.org, segundo a ABT.
As empresas responsáveis poderão ser advertidas e orientadas a adequar-se ao código ou interromper o serviço. Segundo o presidente da ABT, Jarbas Nogueira, o Probare traz algumas regras que devem ser seguidas por toda e qualquer central de relacionamento.
"Estamos à disposição para orientar os candidatos interessados de como devem usar adequadamente o telefone em suas campanhas. O mau uso intencionado desse canal com o eleitor pode, inclusive, evidenciar o que o candidato pode fazer se eleito", disse Nogueira.