O deputado estadual João da Costa, do PT, venceu a eleição pela prefeitura de Recife no primeiro turno.
Com 99,08% das urnas apuradas, o ex-prefeito da cidade tem 51,56% dos votos válidos. Mendonça Filho, do Democratas, tem 24,63% dos votos, e ficou na 2ª colocação.
Candidatura questionada
Em setembro, o juiz Nilson Nery, da 8ª Zona Eleitoral do Recife, determinou a inelegibilidade de João da Costa por três anos.
Posteriormente, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) esclareceu que ele continuava candidato, com todas as prerrogativas, até que se esgotem as possibilidades de recurso - ou seja, o caso pode chegar ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Terceiro colocado nas pesquisas do Ibope em julho, Costa passou a apresentar crescimento nas intenções de voto a partir de agosto deste ano, passando à frente do até então favorito, Mendonça Filho (DEM), e Cadoca (PSC). Às vésperas da eleição, o candidato do PT já ocupava a liderança isolada nas pesquisas na capital pernambucana.
Carreira na política
João da Costa ingressou no PT em 1988. Foi coordenador de campanha de João Paulo para deputado estadual, prefeito de Jaboatão dos Guararapes e prefeito do Recife.
Foi também secretário do Orçamento Participativo na gestão de João Paulo (PT) no Recife.
Em 2006, foi eleito deputado estadual, com mais de 65 mil votos.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Deixe sua opinião