• Carregando...

"Sei que não serei vencedor das eleições, mas se minha mensagem for recebida pelos eleitores já fico feliz." A afirmação é do candidato Lauro Rodrigues (PTdoB), que disputa a prefeitura de Curitiba. Rodrigues virou "celebridade" na capital após a aparição no primeiro debate transmitido ao vivo pela televisão pela Band. Na oportunidade, o candidato ficou bastante nervoso e não conseguiu responder às perguntas feitas pelo apresentador e pelos adversários. O feito foi parar no Youtube e o candidato ficou conhecido entre os eleitores. Veja os principais trechos da entrevista no Blog do Minuto

Rodrigues afirmou que ficou nervoso no debate ao vivo. "Virei uma estrela, mas não do jeito que eu queria. Participei do primeiro debate e caí de cara, mas isso está se revertendo. Tenho propostas para a cidade, que não são vazias", disse. "No debate me deu um branco", explicou. Segundo um psicólogo, amigo do candidato, Lauro Rodrigues foi muito confiante para o debate. "Também foi inexperiência minha", reconheceu.

O candidato foi sabatinado, na tarde desta segunda-feira (15), pelos jornalistas da Gazeta do Povo. Bem humorado e sem "formalidades", como prefere se expressar, Lauro Rodrigues citou o Cartão Verde como a "grande sacada para Curitiba" e falou sobre a campanha.

Rodrigues afirmou que não sabe quem são os doadores da sua candidatura, mas afirmou que faz uma campanha "franciscana". Logo no início da entrevista, Rodrigues passou um santinho plastificado para os jornalistas da mesa. "Depois me devolva que é o meu único material de campanha", falou entre risos. "O partido é pequeno", disse.

Lauro Rodrigues afirmou que entrou na disputa para a prefeitura de Curitiba para "mostrar que qualquer um pode fazer política", explicou. "O nosso partido é pequeno. Estou fazendo uma campanha de rádio e televisão e tenho a oportunidade de alguns amigos que estão abrindo espaço para nós. Aonde posso estou levando a mensagem da campanha", afirmou.

Cartão Verde

Segundo Lauro Rodrigues, o Cartão Verde, principal proposta do candidato para a prefeitura de Curitiba, vai simplificar a vida do cidadão curitibano. O candidato citou vários exemplos que poderiam ser usados com o cartão verde. "A prefeitura vai poder se planejar melhor. No posto de saúde não existem todas as informações. [O cidadão] poderá a usar de cinco a seis serviços da prefeitura com o cartão", disse.

Rodrigues afirmou que cada cartão terá uma senha e isso será controlado pelo Instituto Curitiba de Informática (ICI). O candidato disse que a estrutura de informática implantada hoje na cidade seria capaz de suportar o uso do cartão. "A gestão atual poderia ser mais transparente. O Cartão Verde acaba com as caixas-pretas que o Moreira (Carlos, candidato do PMDB à prefeitura) fala tanto. Todas as secretarias terão as suas páginas na internet que poderão ser fiscalizadas com o cartão", disse.

Secretário de Beto

Lauro Rodrigues confirmou que foi secretário municipal da administração de Beto Richa, em 2005. Segundo o candidato, ele ficou um ano na função, que era fazer a interlocução com pequenos partidos políticos. "Hoje não tenho nenhum cargo no governo municipal, nem o meu partido", afirmou. Rodrigues afirmou que não faz uma candidatura auxiliar para ninguém, ao ser perguntado se não estaria ajudando Carlos Moreira (PMDB).

Ippuc

O candidato disse que o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) deixou de planejar a cidade de Curitiba e está apenas executando obras. "Beto fez uma boa administração e está fazendo, mas isso não impede que o PTdoB lance uma candidatura própria", afirmou. "O Ippuc deixou de planejar para apenas executar. Curitiba sempre foi uma cidade modelo, porque o Ippuc trabalhou bastante. Na minha gestão, o Ippuc vai voltar a planejar a cidade", afirmou

Trânsito

"O metrô é fundamental para Curitiba, mas isso vai demorar de 6 a 7 anos. Quero fazer a redistribuição dos pontos de ônibus. Isso daria mais tempo para os veículos e desafogaria o trânsito", afirmou. Lauro disse que quer criar o VEO - Via Exclusiva de Ônibus. "O ligeirinho sairia do trânsito e entraria no setor exclusivo", afirmou. O candidato disse que também continuaria a investir nos binários.

IPTU e reciclagem do lixo

O candidato defendeu a redução do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) para as pessoas que arrumarem as calçadas em frente às casas delas. "Teriam que ser feitas no padrão das calçadas de Curitiba", disse, afirmando logo após não saber qual é esse padrão. "O Ippuc vai definir qual é o padrão", definiu. Para a questão do lixo, Lauro Rodrigues disse que a situação envolve educação. "Curitiba demorou muito para cuidar desse assunto. Temos que trabalhar com usinas de reciclagem e com os carrinheiros também", disse.

Nota 7 para Beto Richa e 5 para o governador Roberto Requião

Ao ser questionado sobre qual nota daria para o prefeito Beto Richa, Rodrigues afirmou que daria 7. "É uma boa gestão, mas poderia melhorar", disse. "Os postos de saúde poderiam melhorar. Deveria haver uma parceria com os municípios da região metropolitana. Conversar mais com os prefeitos da RMC. Ajudando a solucionar os problemas da região, evita-se que os problemas venham para cá", afirmou.

Já quando foi questionado sobre a avaliação do governador Roberto Requião (PMDB), Lauro Rodrigues ficou por algum tempo em silêncio. "Deixa eu pensar para não falar besteira... Requião tem um bom coração, pensa na população mais carente, mas para ser um bom governador não é só isso. Tem que trabalhar para uma sociedade inteira", disse. Lauro deu nota 5 para a gestão de Requião.

Mensagem final

"Eu garanto o meu voto, o resto estou buscando", disse Lauro, ao ser questionado qual a porcentagem de votos imagina fazer nessa eleição. O candidato pede para os eleitores votarem nele e nos vereadores do PTdoB. "Peço para as pessoas fazerem um voto consciente", definiu.

Próximas entrevistas

Na terça-feira (16) serão encerradas as sabatinas da Gazeta do Povo. Às 14h será entrevistado o candidato Maurício Furtado (PV) e às15h30, Bruno Meirinho (PSOL). A Gazeta do Povo Online acompanha as entrevistas em tempo real pelo Blog do Minuto. Os leitores podem enviar suas perguntas para o e-mail sabatinas@gazetadopovo.com.br.

Já foram entrevistados Gleisi Hoffmann (PT), Carlos Moreira (PMDB), Beto Richa (PSDB), Fabio Camargo (PTB) e Ricardo Gomyde (PCdoB).

Leia na edição de terça-feira (16) da Gazeta do Povo toda a cobertura sobre a entrevista de Lauro Rodrigues

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]