O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já registra o pedido de 218 municípios em oito estados que querem o envio de tropas federais para atuar na segurança durante as eleições de 5 de outubro. Desse total, 99 cidades já receberam a autorização do TSE.
Em 2004, durante as eleições municipais, a Corte Eleitoral autorizou o envio de tropas para 306 municípios de 10 estados. Nas eleições proporcionais de 2006, foram 142 municípios de nove estados que receberam as tropas no primeiro turno, e 124 cidades de sete estados no segundo.
Este ano, a unidade da federação que recebeu mais autorizações para o reforço na segurança é o Pará, com 82 municípios. Em seguida, vem o Amazonas, com a aprovação para 14 cidades.
Dois municípios do Tocantins também irão receber ajuda de forças federais, além de um de Alagoas. Os outros estados que pediram o reforço na segurança são Amapá, Goiás, Mato Grosso e Piauí.
O TSE solicitou a atuação de forças federais de segurança em áreas ameaçadas por milícias e pelo tráfico de drogas no Rio de Janeiro, sem que o município registrasse um pedido.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas