O novo prefeito eleito de Wenceslau Braz, município do Norte Pioneiro, Taidinho (PCdoB) teve vitória apertada na votação de domingo (5). Em um universo de quase 12 mil votos válidos, o candidato venceu o pleito com apenas três votos de diferença do atual prefeito, que era candidato à reeleição, Cristovam Andraus Júnior (PMDB) enquanto Taidinho recebeu 5.336 votos (48,01%), Andraus teve 5.333 (47,98%). O terceiro candidato à prefeitura, Tião do Bar (PSDC), teve 445 votos, ou 4%.
O atual prefeito, derrotado, disse que lamenta o resultado. "Fizemos uma bela administração", disse. "Infelizmente democracia é isso". Segundo ele, a equipe da coligação de sua candidatura estuda a possibilidade de pedir a recontagem de votos, mas ele já admite a derrota. "Estamos estudando a possibilidade [de entrar com recurso], mas enquanto isso estou trabalhando para entregar a prefeitura no fim do ano".
De acordo com a assessoria de imprensa do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), não foi registrado qualquer problema na apuração dos votos em urnas do Paraná. O tribunal informa que o candidato pode pedir a recontagem dos votos no cartório eleitoral da cidade, mas o resultado tende a ser o mesmo.
Procurado pela reportagem, o candidato eleito, Taidinho, não foi encontrado para comentar o resultado.
Esquerda tenta mudar regra eleitoral para impedir maioria conservadora no Senado após 2026
Falas de ministros do STF revelam pouco caso com princípios democráticos
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento
Síria: o que esperar depois da queda da ditadura de Assad