• Carregando...
Em tempos de Olimpíada, a chinesa Anne Cheng, doutora em chinês, professora do Instituto Nacional de Línguas e Civilizações Orientais de Paris, fala, durante a programação da Bienal, sobre a a tradição intelectual da China e sua cultura milenar | Fotos: Divulgação
Em tempos de Olimpíada, a chinesa Anne Cheng, doutora em chinês, professora do Instituto Nacional de Línguas e Civilizações Orientais de Paris, fala, durante a programação da Bienal, sobre a a tradição intelectual da China e sua cultura milenar| Foto: Fotos: Divulgação

Acompanhe o resultado dos levantamentos feitos a pedido da RPC no blog Pesquisas

O prefeito Beto Richa (PSDB), que disputa a reeleição em Curitiba, continua liderando a preferência dos eleitores da capital. Na primeira pesquisa realizada pelo Ibope, Richa alcançou 72% das intenções de voto. Em segundo lugar aparece a candidata Gleisi Hoffmann (PT) com 13% dos votos. Fabio Camargo (PTB) é o terceiro, com 4%. O resultado foi divulgado nesta segunda-feira (11). Se a eleição fosse hoje, Richa venceria no primeiro turno.

Bruno Meirinho (PSOL), Carlos Moreira Júnior (PMDB), Lauro Rodrigues (PT do B), Maurício Furtado (PV) e Ricardo Gomyde (PC do B) não alcançaram nenhum índice de intenção de votos e aparecem com 0% na pesquisa.

Brancos e nulos representaram 4% das intenções e 5% não souberam responder em quem votariam. A margem de erro da pesquisa é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos. Esse foi o segundo levantamento para medir as intenções de voto para as eleições de prefeito do dia 5 de outubro.

Números estáveis

A primeira pesquisa foi realizada pelo Datafolha no dia 24 de julho. Comparando os dados das duas pesquisas, Beto Richa se manteve com 72% das intenções de voto. Gleisi e Fabio Camargo subiram um ponto percentual, cada um, neste segundo levantamento.

A petista subiu de 12% para 13%. Já o pedetista saiu de 3% para 4%. No entanto, como existe a margem de erro nas duas pesquisas (Datafolha 3 pontos percentuais e Ibope 4 pontos), é correto afirmar que os candidatos se mantiveram estáveis.

Bruno Meirinho e Carlos Moreira tinham 1% de voto no Datafolha e agora aparecem com 0%, mas isso também está dentro da margem de erro das pesquisas.

Num cenário de segundo turno, Beto Richa tem 73% das intenções de voto contra 19% de Gleisi Hoffmann.

As entrevistas com os eleitores foram realizadas entre os dias 8 a 10 de agosto, com 602 pessoas. A pesquisa foi registrada sob o número 1681/2008 na 1.ª Zona Eleitoral de Curitiba no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). As duas pesquisas Datafolha e Ibope foram encomendadas pela Rede Paranaense de Comunicação (RPC).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]