• Carregando...

A TV Globo decidiu não realizar neste ano debates eleitorais em Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro e Fortaleza. São Luís ainda é dúvida. Nota divulgada nesta terça-feira (30) pela Rede Globo explica que a lei eleitoral impõe restrições que obrigam emissoras de rádio e TV a chamar para os debates todos os candidatos de partidos com representação na Câmara dos Deputados. A RPC divulgará sua nota oficial no telejornal ParanáTV 2ª Edição, que vai ao ar às 19 horas.

Em Curitiba, que tem oito candidatos, RPC tentou acordo com alguns que não aparecem bem colocados na pesquisa eleitoral para que abrissem mão do debate em troca de um tempo maior em entrevistas. Nem todos os candidatos assinaram o acordo, o que impediu a realização do encontro de idéias dos principais pretendentes ao cargo de prefeito de Curitiba.

"Para que aqueles com menos densidade eleitoral abrissem mão do debate, a TV Globo ofereceu cobertura muito maior do que aquela a que fariam jus inicialmente se apenas critérios jornalísticos fossem levados em conta. Esta cobertura já foi ao ar. A TV Globo agiu assim constrangida pelas restrições à liberdade de imprensa presentes na lei eleitoral. A imprensa deve cobrir o que é notícia, de forma livre e espontânea: aqueles que, ao longo do processo, ganham densidade eleitoral são naturalmente mais bem cobertos, crescem nas pesquisas e asseguram um lugar nos debates. É assim a dinâmica no mundo democrático. É como deveria ser aqui também", diz o comunicado da Globo.

"A TV Globo lamenta que estas restrições na lei eleitoral a impeçam de promover um evento que tem se mostrado valioso em eleições passadas - e espera que a sociedade e seus representantes, em Brasília, reflitam sobre a questão", conclui a nota oficial da rede.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]