Uma hora após iniciada a votação para prefeitos e vereadores, três urnas tiveram de ser trocadas nas sessões eleitorais de Curitiba. De acordo com Ângelo Zattar, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), a capital foi a cidade onde houve mais problemas no estado.
Outras três urnas tiveram problemas no Paraná, totalizando seis equipamentos que tiveram de ser substituídos em todo estado. O número é considerado baixo pelo TRE-PR, de acordo com Marden Machado, assessor de comunicação. "São mais de 24 mil urnas pelo estado", diz. "Na última eleição, tivemos oito seções que tiveram de recolher votos manualmente, por causa de problemas em mais de uma urna", conta. "Agora, as urnas foram substituídas, e a eleição transcorre 100% eletronicamente".
Zattar esteve no Colégio Estadual do Paraná por volta das 8h30 deste domingo para acompanhar as eleições. Segundo ele, até o momento nenhuma pessoa havia sido presa fazendo boca-de-urna. Sobre a quantidade de panfletos e santinhos jogados nas ruas próximas aos colégios eleitorais, Zattar afirmou que a situação é bem melhor do que nas últimas eleições. "Tem lixo, mas bem menos do que na eleição passada", disse.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião