A Justiça Eleitoral estabelece que, 24 horas antes do início da eleição, todos os Tribunais Regionais Eleitorais do país realizem sorteio das urnas onde será realizada a votação paralela - mecanismo que visa a assegurar a segurança do sistema de votação eletrônica. As urnas são removidas para local sob constante vigilância e substituídas por urnas do estoque de reserva.
Foram sorteadas em todo o país até quatro urnas por estado, sendo uma na capital e as outras no interior, dependendo do tamanho da unidade federativa. No dia das eleições, os fiscais dos partidos políticos e representantes das coligações votam nas urnas que foram sorteadas, em uma lista de candidatos previamente estabelecida e de conhecimento de todos os presentes. Esses candidatos devem constar da urna eletrônica e a lista ficará guardada para posterior conferência.
No Paraná foram sorteadas neste sábado (4) três urnas (uma de Curitiba e duas interior): Curitiba - 176ª Zona Eleitoral - Seção 181 (PUC-PR - Rua Imaculada Conceição, 1155 - Prado Velho); São João do Triunfo - 52ª Zona Eleitoral - Seção 01, Escola Estadual Francisco Neves Filho - Rua Deputado João Ferreira Neves, 73 - Centro e em Quatro Pontes - 121ª Zona Eleitoral (Marechal Cândido Rondon) - Seção 55 Colégio Estadual Dona LeopoldinaRua Cruz Alta, 47 - Centro.
As urnas sorteadas ficarão no TRE e serão alimentadas com dados de cédulas de papel a serem preenchidas, no próprio tribunal, pelos fiscais partidários e estudantes previamente convocados. As cédulas serão guardadas em urnas de lona e lacradas a seguir. Para o preenchimento das cédulas, os fiscais terão à disposição a listagem dos candidatos dos municípios das seções sorteadas. Para as seções sorteadas serão enviadas outras urnas do estoque de reserva do TRE, para que os eleitores votem normalmente.
Procedimento
No dia da eleição, 5 de outubro, os "votos" da votação paralela serão digitados nas urnas eletrônicas e todo o procedimento gravado por equipe de filmagem contratada pelo TRE. Às 17 horas será encerrada a digitação, repetindo os procedimentos da eleição real, e na seqüência será feita a conferência dos dados dos boletins das urnas (voto digital) que deverão coincidir com o registro manuscrito nas cédulas.