Mais 13 cidades do Amazonas vão ter reforço do Exército no dia das eleições, 5 de outubro. A autorização foi dada na noite de segunda-feira pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Agora, o total de municípios do país que terá força extra na segurança é de 112. Há outros 106, porém, que já solicitaram, através do Tribunal Regional Eleitoral, o pedido para o reforço.
As cidades amazonenses que terão as tropas são: Apuí, Autazes, Carauari, Coari, Eirunepé, Ipixuna, Japurá, Juruá, Lábrea, Manacapuru, Manicoré, São Paulo de Olivença e Tabatinga. Agora, o estado terá reforço em 25 cidades.
O estado do Pará é que tem mais cidades com ajuda de tropas: 83. Tocantins terá reforço em duas cidades e Alagoas, em uma. O Rio completa a lista por conta das ameaças de milícias e do tráfico de drogas, mas com a diferença é que o apoio não ficará limitado apenas para 5 de outubro.
Além do Amazonas, os estados que terão ajuda são: Alagoas, Amapá, Goiás, Mato Grosso, Pará, Piauí e Tocantins.
O TSE informou que até a segunda-feira (22) foram registrados pedidos de oito estados.
O pedido de requisição de força federal é feito pelo juiz eleitoral do município ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do estado, que o encaminha ao TSE.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas