O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou o envio de tropas para 460 cidades do país entre as 5.563 que terão eleições neste domingo (5).
O TSE avisou ainda que mais tropas podem ser enviadas a qualquer momento, conforme o presidente do tribunal, Carlos Ayres Britto. Segundo ele, cabe à Justiça Eleitoral zelar pela normalidade do processo eleitoral.
Britto disse que as Forças Armadas podem ser enviadas em locais onde haja risco de perturbação da ordem, onde possa ocorrer o impedimento do eleitor de votar livremente ou a imprensa de trabalhar.
Dos 460 municípios, incluindo o Rio, 131 são do Piauí, 106 são do Rio Grande do Norte, 99 do Pará, 38 do Amazonas, 29 do Maranhão, 23 de Sergipe, 18 de Alagoas, 5 do Amapá, 4 de Mato Grosso do Sul, 3 da Paraíba e outros 3 de Tocantins.
De todos, o Rio é quem tem uma situação específica por contar com regiões afetadas por milícias e traficantes. Na capital fluminense as Forças Armadas também estão antes do dia das eleições.
Em 2004, ano das últimas eleições municipais, o número de cidades que contou com o Exército foi de 344 em 12 estados.
No total, a Justiça Eleitoral repassou para o Ministério da Defesa mais de R$ 41 milhões para que as tropas pudessem ser enviadas para as cidades.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Governo Lula impulsiona lobby pró-aborto longe dos holofotes
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Deixe sua opinião