Os candidatos Beto Richa (PSBD) e Osmar Dias (PDT) aparecem tecnicamente empatados na pesquisa Datafolha/RPC sobre a disputa ao governo do estado, divulgada nesta sexta-feira (23). A diferença entre os dois candidatos está dentro da margem de erro, que é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
De acordo com o levantamento, Richa tem 43% da intenções de voto. Com a margem de erro, oscila entre 40% e 46%. Já Osmar tem 38% das intenções. Com a margem de erro, pode ter entre 35% e 41%. O candidato do PV, Paulo Salamuni, atingiu 1% das intenções. Votos brancos e nulos somam 3% e 14% não souberam responder.
Os candidatos Amadeu Felipe (PCB), Luiz Felipe Bergmann (PSOL), Avanilson Araújo (PSTU) e Robinson Luiz Cordeiro de Paula (PRTB) não atingiram 1% das intenções de voto. O levantamento é o primeiro realizado após o início oficial da campanha eleitoral (6 de julho).
A pesquisa encomendada pela Rede Paranaense de Comunicação (RPC) ao instituto Datafolha foi realizada entre os dias 20 e 23 de julho. Foram ouvidas 1.225 pessoas. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) com o número 20158/2010.
Repercussão
O candidato Beto Richa comemorou o resultado. O tucano disse que a pesquisa mostra que o eleitor quer a renovação política do estado. Procurado pela reportagem da Gazeta do Povo, Osmar Dias informou que não comentaria a pesquisa.
Hugo Motta troca apoio por poder e cargos na corrida pela presidência da Câmara
Eduardo Bolsonaro diz que Trump fará STF ficar “menos confortável para perseguições”
MST reclama de lentidão de Lula por mais assentamentos. E, veja só, ministro dá razão
Inflação e queda do poder de compra custaram eleição dos democratas e também racham o PT