São Paulo e Sorocaba - A campanha do candidato do PSDB à Presidência, José Serra, prepara para os próximos dias um aumento da propaganda de rua para tentar frear o crescimento da adversária Dilma Rousseff (PT). Um plano de mobilização está sendo concluído pela equipe tucana. A área responsável pelas atividades de rua foi uma das criticadas em reunião da coordenação da campanha realizada num hotel em São Paulo, no domingo.
No encontro, a cúpula da candidatura se mostrou dividida sobre o uso da imagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nos programas do tucano no horário eleitoral e fez críticas aos gastos da campanha em infraestrutura. A avaliação aconteceu um dia após a divulgação de pesquisa Datafolha que mostrou Dilma Rousseff com 47% das intenções de voto contra 30% de Serra.
Para reverter o quadro, além do horário eleitoral, a campanha aposta na presença da candidatura nas ruas, por meio de material impresso e militância. O mapa dessa mobilização, com as cidades a serem priorizadas, será entregue nos próximos dias ao coordenador de Infraestrutura da campanha, José Henrique Reis Lobo. Concentrar a mobilização na reta final também foi uma forma encontrada pelos tucanos para otimizar os recursos financeiros. A expectativa é que, na próxima semana, já sejam vistos militantes e material de Serra em cidades por todo o país.
A falta dessa mobilização na primeira etapa da corrida eleitoral foi duramente criticada na reunião dos tucanos. Alguns se queixaram dos critérios de gastos e defenderam um maior investimento em material impresso, como folhetos, santinhos e adesivos, e em cabos eleitorais. Os tucanos negaram que haja falta de recursos no caixa de Serra. No domingo, surgiram rumores de que o PSDB nacional repassaria recursos para socorrer a campanha.
Abraços
Ontem, em visita a Sorocaba (SP), Serra partiu para o corpo a corpo. Foi ao encontro dos eleitores, distribuiu abraços e sorrisos e ouviu pedidos, sempre acompanhado pela mulher Monica Serra. Na praça Coronel Fernando Prestes, deu um pique de 40 metros para escapar do cerco de jornalistas e políticos e se aproximar das pessoas. "Estou em muita forma, estou ligeiro", afirmou. Serra negou ter mudado o estilo da campanha. "Nem sabia que teve a reunião, mas isso não é um problema."
A pesquisa Datafolha que motivou a reunião do comando da campanha tucana ouviu 2.727 pessoas em 171 municípios brasileiros, com margem de erro de 2 pontos porcentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número 24.460/2010.
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