Propaganda
Em busca de votos
Aproveitando a presença de 80 mil pessoas no desfile de 7 de setembro em Curitiba, vários candidatos procuraram se fazer lembrar em meio à multidão. Ao longo de toda a extensão da Avenida Cândido de Abreu, no Centro Cívico, havia centenas de bandeiras com o nome e o número dos candidatos, sobretudo de Beto Richa (PSDB) e Osmar Dias (PDT), que disputam o cargo de governador do Paraná. Também havia grande número de bandeiras dos quatro principais candidatos ao Senado: Roberto Requião (PMDB), Gleisi Hoffmann (PT), Gustavo Fruet (PSDB) e Ricardo Barros (PP). Com gastos de campanha mais modestos, candidatos a deputado federal e estadual utilizaram a tática de distribuição de panfletos e convencimento dos eleitores, no corpo a corpo feito por correligionários. (ELG)
A três meses da entrega da faixa presidencial ao sucessor, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou ontem à oitava participação nas comemorações do Dia da Independência sem conseguir pôr em prática a ideia de fazer um desfile itinerante por outras capitais. A parada foi fraca de atrações e sem convidados estrangeiros. Lula foi muito aplaudido pela população que ocupava as arquibancadas próximas ao palanque presidencial, onde estavam apenas 17 dos 37 ministros compareceram.
O cenário do desfile de Sete de Setembro é a Esplanada dos Ministérios, mas o clima é de campanha. A propaganda é principalmente local, feita por grupos organizados, alguns comandados pelo próprio candidato. Com frequência, a campanha distrital carrega um nome nacional. Podem ser vistas bandeiras dos presidenciáveis Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB). Uma barraca distribui adesivos da presidenciável verde, Marina Silva.
Em Brasília, segundo a Polícia Militar, cerca de 20 mil pessoas compareceram à Esplanada dos Ministérios. O desfile, que tinha como tema "Viva o Brasil que existe em cada um de nós", transcorreu normalmente. De acordo com a Secretaria de Comunicação da Presidência, a montagem da infraestrutura para o desfile custou R$ 999,7 mil.
Curitiba
Cerca de 80 mil pessoas, de acordo com a Polícia Militar, acompanharam o desfile de Sete de Setembro ontem em Curitiba. Os candidatos aproveitaram a movimentação para distribuir santinhos e exibir seus números eleitorais (veja matéria ao lado). As comemorações pela Independência do Brasil, na Avenida Cândido de Abreu, no Centro Cívico, contaram com o desfile de 20 escolas estaduais, 11 municipais e 10 entidades civis, entre elas a Guarda Mirim e a União dos Escoteiros do Brasil. Também desfilaram 6 mil militares, incluindo integrantes do Exército, Marinha, Aeronáutica, Polícia Militar e Guarda Municipal de Curitiba.
Os momentos de maior agitação das pessoas que acompanharam o desfile ocorreram nas passagens dos carros blindados, tanques e viaturas e no sobrevoo de aeronaves militares.
Afirmando que o evento superou as expectativas da organização, o governador Orlando Pessuti (PMDB), ressaltou a importância do desfile como um estímulo ao patriotismo e à cidadania. "Temos sempre lutado pela independência em todos os campos da sociedade. Por isso, o 7 de setembro é a data para manifestamos o nosso civismo e o sentimento de nação", declarou. "Com certeza, foi um dos melhores desfiles que já organizamos."
O discurso do peemedebista foi seguido pelo prefeito de Curitiba, Luciano Ducci (PSB). "Esse é um momento de civismo e cidadania. Comemoramos um dos dias mais importantes do país", afirmou. "Estou muito contente de participar desse desfile, onde temos as mais diferentes manifestações cívicas e militares. Os curitibanos entenderam claramente a importância desta comemoração."
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Maduro fala em usar tropas do Brasil para “libertar” Porto Rico; assista ao Sem Rodeios
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Enquete: você acredita que a censura nas redes sociais vai acabar após a declaração de Zuckerberg?
Deixe sua opinião