Por que eu quero ser presidente
Candidatos contam os motivos pelos quais querem ocupar o cargo político mais importante do país.
Pesquisas divulgadas ontem pelos dois principais institutos do país, Datafolha e Ibope, mostram que ainda não é possível afirmar se a eleição presidencial se define hoje ou se haverá um segundo turno entre Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB). Para que um candidato vença no primeiro turno, precisa obter mais de 50% dos votos válidos. Ou seja, tem de conseguir mais votos do que a soma de todos os seus adversários.Segundo o Datafolha, quando se consideram só votos válidos, Dilma Rousseff (PT) está com 50% contra 50% de todos os outros candidatos somados. No levantamento anterior, realizado terça e quarta-feira, Dilma tinha 52% dos votos válidos. Agora, oscilou dois pontos porcentuais para baixo. Essa variação está dentro da margem de erro máxima da pesquisa, que é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Mas a curva de intenção de votos da petista passou a ter uma trajetória lenta e declinante a partir da metade de setembro, exatamente quando eclodiu o caso de tráfico de influência na Casa Civil pasta ocupada por Dilma até março último.
Depois de ter atingido 57% dos votos válidos num levantamento realizado de 13 a 15 do mês passado, a taxa de intenção de votos de Dilma foi sofrendo uma erosão contínua. Segundo o Datafolha, os 50% dos votos válidos da petista são o patamar mais baixo desde 23 e 24 de agosto, quando ela tinha 55%.
Na atual pesquisa, José Serra (PSDB) aparece com 31% dos votos válidos, mesmo porcentual do meio da semana. O tucano está nessa faixa desde a primeira semana de setembro.
Marina Silva (PV) está com 17%, contra 15% da sondagem anterior. Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) e Zé Maria (PSTU) têm 1% cada. Nenhum dos demais candidatos atinge 1%.
O levantamento do Datafolha é o mais extenso realizado pelo instituto nesta campanha eleitoral. Foram entrevistadas 20.960 pessoas em 521 municípios. A sondagem foi encomendada pelo jornal Folha de S. Paulo e pela TV Globo.
Numa simulação de segundo turno, Dilma venceria hoje com 52% contra 40% de Serra. Os porcentuais são exatamente os mesmos no caso de a petista enfrentar Marina: 52% a 40%.
Votos totais
Quando se consideram os votos totais, Dilma aparece com 47%. Serra tem 29%, Marina pontua 16%. Plínio fica com 1%. Há apenas 2% que dizem ter intenção de votar em branco, nulo e nenhum. Outros 4% afirmam estar indecisos.
Quando se observam as curvas dos três principais candidatos na disputa pelo Planalto nos últimos 40 dias, o que chama a atenção são os movimentos suaves de ascensão de Marina e de baixa de Dilma. No meio, o tucano Serra está quase imóvel.
A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral com o número 50.690/2010 e no Tribunal Superior Eleitoral com o número 33493/2010.
Ibope
A pesquisa do Ibope divulgada ontem mostra Dilma Rousseff, com 51% dos votos válidos, contra 31% do tucano José Serra. Por esse levantamento, Marina Silva, do PV, aparece com 17%, e Plínio de Arruda Sampaio, do PSOL, fica com 1% dos votos válidos.
Foram realizadas 3.010 entrevistas na sexta-feira e no sábado. O número de registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é 33.252/ 2010. O levantamento foi encomendado pela TV Globo e pelo jornal O Estado de S. Paulo.
Hugo Motta troca apoio por poder e cargos na corrida pela presidência da Câmara
Eduardo Bolsonaro diz que Trump fará STF ficar “menos confortável para perseguições”
MST reclama de lentidão de Lula por mais assentamentos. E, veja só, ministro dá razão
Inflação e queda do poder de compra custaram eleição dos democratas e também racham o PT
Deixe sua opinião