Paraná terá papel importante no governo Dilma, diz deputado petista
- videodestaque
Eleição de Dilma representa vitória de projeto petista, diz analista
- videodestaque
- Garcia: 1º encontro de transição deve ocorrer na sexta
- Na Bulgária, vitória de Dilma ganha destaque
- Casa Civil muda e Palocci será reabilitado
- Após a vitória, Dilma reúne-se com Lula
- Principais jornais dos EUA destacam vitória de Dilma
- Eleição não garante prioridade de governo em agenda feminina
- Prometeu, tem de cumprir!
A presidente da República eleita, Dilma Rousseff (PT), está reunida, na tarde desta segunda-feira (1º), com assessores em sua residência, no Lago Sul, em Brasília. O objetivo é definir os próximos passos para a transição de governo.
O presidente do PT, José Eduardo Dutra e o deputado José Eduardo Cardozo (PT-SP) vão negociar com os partidos aliados durante a transição de governo. Já o ex-ministro da Fazenda e deputado Antonio Palocci (PT-SP) e o ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel deverão cuidar da parte institucional. O assessor especial da Presidência, Marco Aurélio Garcia, cuidará de questões internacionais.
Ligações
Pela manhã, Dutra realizou uma reunião informal na residência de Dilma, junto com alguns dos coordenadores da campanha e correligionários. A proposta foi definir a agenda dela desta segunda-feira (1.º) e dos próximos dias.
Ao longo do dia, ela deve conceder algumas entrevistas já solicitadas. Não deve haver coletiva de imprensa. Inicialmente, Dilma deve tirar alguns dias para descansar, o que deve ocorrer a partir desta segunda à noite. O que se sabe é que ela quer passar a semana no Rio Grande do Sul.
Também pela manhã, com a assessoria de Marco Aurélio Garcia, Dilma Rousseff ligou de volta para chefes de Estado. No domingo (31) ela recebeu vários telefonemas, mas não pode atendê-los, pois coincidiram com o horário de primeiro seu pronunciamento como presidente eleita.
O candidato derrotado do PSDB à Presidência, José Serra, conseguiu dar seus cumprimentos formais à Dilma no domingo numa segunda tentativa, quando ela já estava no Palácio da Alvorada. O primeiro telefonema de Serra para Dilma foi atendido por Palocci, durante a fala da presidente eleita.
Fernando Pimentel, homem de confiança de Dilma que se afastou do esquema de campanha após denúncias, saiu antes do final da reunião. Ele relatou a ligação de Serra. "Foi uma conversa cortês. Pelo que ela nos informou, o José Serra a congratulou-a pelas eleições", disse. "Daqui para a frente é diálogo, é superar qualquer situação que possa ter ocorrido durante a campanha."
Veja tudo o que já foi publicado sobre a vitória de Dilma
Faça o teste sobre a presidente eleita Dilma Rousseff
Veja galeria completa dos presidentes brasileiros
Médicos afirmam que Lula não terá sequelas após mais uma emergência de saúde em seu 3º mandato
Mudanças feitas no Senado elevam “maior imposto do mundo” para 28,1%
Lula ganha aliado europeu no acordo Mercosul-UE e acerta venda de aviões da Embraer
Projeto que eleva conta de luz em 7,5% avança no Senado e vai para o plenário
Deixe sua opinião