O diretor do filme "Tropa de elite 2", José Padilha, divulgou nota nesta terça-feira (19) para esclarecer que não assinou manifesto de apoio à candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff.
Na nota, Padilha afirmou que "ao contrário do que certos sites e tweets têm afirmado, e do que consta em lista de apoio enviada por um grupo que apóia a candidata do PT para os grandes jornais brasileiros, eu não aderi a candidato algum nesta eleição".
O cineasta se refere a uma nota publicada no blog e reproduzida no Twitter do presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Artur Henrique, na noite de segunda-feira (18). No post "Diretor de Tropa de Elite, Chico Buarque, Zeca Pagodinho e muitos outros estão com Dilma. E você?", Henrique cita uma lista de intelectuais que inclui, além de Padilha, Chico Buarque, Fernando Morais, Leonardo Boff, Ziraldo, entre outros. Na noite de segunda, um grupo de intelectuais e artistas lançaram manifesto de apoio à petista.
Nesta terça, Artur Henrique publicou uma nova nota em que se desculpou: "Em nota divulgada hoje, José Padilha nega ter assinado manifesto a favor de Dilma. Nosso blog publicou a informação ontem, por julgar que havia sido divulgada durante ato realizado no Rio de Janeiro. Nós corrigimos e pedimos desculpas", diz.
Em sua nota, José Padilha afirma ainda que a campanha presidencial desta eleição demonstra "desrespeito ao eleitor brasileiro".
Confira abaixo a íntegra:
"Parafraseando o filósofo americano Henry David Thoreau, gostaria de esclarecer que eu não pertenço a nenhum partido, grupo político, agremiação, sindicato ou lista de apoio a candidatos, na qual eu não tenha me inscrito voluntariamente; e que ao contrário do que certos sites e tweets têm afirmado, e do que consta em lista de apoio enviada por um grupo que apóia a candidata do PT para os grandes jornais brasileiros, eu não aderi a candidato algum nesta eleição pelos motivos explí¬citos em Tropa de Elite 2. É uma pena que a falta de crítica e de compromisso com a verdade esteja sendo a principal marca dos dois lados desta campanha presidencial. Um desrespeito ao eleitor brasileiro.José Padilha, diretor de Tropa de Elite 2".
Barroso vota por manter exigência de decisão judicial para responsabilizar redes por ofensas
Dias de pânico: o que explica a disparada do dólar e dos juros
Congresso fecha lista do “imposto do pecado”; veja o que terá sobretaxa e o que escapou
Como funciona a “previdência militar” que o Congresso vai rever
Deixe sua opinião