Os 135,8 milhões de eleitores brasileiros voltam às urnas neste domingo (31) para escolher o novo presidente da República. Disputam o segundo turno os candidatos do PSDB, José Serra, e do PT, Dilma Rousseff.
Em oito estados (Alagoas, Piauí, Pará, Rondônia, Amapá, Paraíba, Roraima e Goiás) e no Distrito Federal, os eleitores ainda escolherão o novo governador.
O horário de votação vai das 8h às 17h em todo o país. Em quatro estados Roraima, Rondônia, Amazonas e Acre a votação começa duas horas depois do horário de Brasília, porque, além de não adotarem o horário de verão, têm um fuso horário de uma hora em relação a Brasília. Devido ao horário de verão, os estados da região Nordeste começam a votar uma hora depois do horário de Brasília. O mesmo acontece com os estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, no Centro-Oeste, e com Tocantins, Pará e Amapá, na região Norte.
Um levantamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) fez um mapa do comparecimento de eleitores no primeiro turno das eleições no dia 3 de outubro com os horários de menor e de maior movimento nas seções eleitorais das capitais brasileiras.
O levantamento pode servir de referência para o eleitor se programar para evitar filas na hora de votar no segundo turno. Segundo a análise do TSE, na maioria das capitais foi registrada maior concentração de eleitores entre 9h30 e 14h no primeiro.
Centrão defende negociação para tentar conter excessos do STF em 2025
“Presente para o crime”: governadores criticam decreto de Lula; assista ao Sem Rodeios
“Corte maldoso”, diz Instituto Fome Zero sobre confissão de Graziano
Ranking mostra Milei como presidente mais bem avaliado da América do Sul; Lula aparece em 5º