O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) disse na tarde deste domingo (31) que 19 pessoas foram detidas no estado até as 16h15, por várias infrações. De acordo com o tribunal, 15 dessas detenções foram feitas por venda de bebida alcoólica. Segundo a Lei Eleitoral, nenhum estabelecimento pode vender bebidas alcoólicas até as 18h deste domingo, por causa da votação.
Das ocorrências da venda de bebidas, conforme informou o TRE-MG, cinco foram em Ituiutaba, três em Barbacena, 2 de Botelho, 2 em Sete Lagoas, uma em Carmo do Rio Claro, uma em São João Del Rei e uma Sacramento.
Além dessas detenções, várias pessoas foram levadas para delegacias para prestar esclarecimento: uma por transporte irregular de eleitor em Montalvânia, duas por boca de urna em Caratinga e uma de agressão a um mesário em Araguari. Neste último caso, uma mulher que insistiu em votar antes das 8h causou um tumulto na seção eleitoral e chegou a agredir o mesário. Ela foi ouvida e liberada.
Em todo o estado, 178 urnas foram substituídas, sendo todas elas trocadas por equipamentos similares. Quinze delas estão em Belo Horizonte. Das urnas que apresentaram problemas, seis delas pertenciam ao sistema biométrico. Em nenhuma seção do estado o voto é feito por cédula de papel.