• Carregando...
José Serra: o jeito vai ser partir para cima no debate. | TV Brasil
José Serra: o jeito vai ser partir para cima no debate.| Foto: TV Brasil

São Paulo - Os candidatos à Presidência Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) buscaram fórmulas diferentes a fim de se preparar para o primeiro debate na tevê da sucessão presidencial, quinta-feira, na Rede Bandeirantes. Dilma decidiu se recolher hoje e amanhã. Já o comando da campanha tucana informou que Serra não vai bloquear sua agenda. O confronto terá ainda a participação de Marina Silva (PV) e Plínio Arruda Sampaio (PSOL).

Os interlocutores de Serra dizem que ele não precisa ficar em "retiro para treinamento", até por ser veterano em disputas presidenciais. "Estou diariamente preparado para o debate. Se vocês não imaginam que uma entrevista dessa é mais fácil que um debate, não é não", disse ontem o candidato tucano, ao ser questionado por repórteres em São Paulo. Ele passou os últimos dias em seu escritório em Pinheiros com sua equipe de comunicação.

Os tucanos querem evitar que no primeiro encontro com os adversários, ao vivo e em cadeia nacional de tevê, haja uma postura agressiva. Mas seus colaboradores descartaram simulações ou mídia training, com ensaios e dicas de linguagem corporal. O comando da campanha avalia que Dilma vai mostrar números positivos da gestão Lula e compará-los com estatísticas desfavoráveis do governo Fernando Henrique Cardoso. A estratégia será mostrar que Serra teria história própria para mostrar.

Já os coordenadores da campanha de Dilma informaram que ela ficará recolhida hoje. A candidata fará simulações e mídia training. Segundo o presidente do PT, José Eduardo Dutra, ela não precisa mais estudar números, realizações do governo e o que vai fazer, se eleita. Seu treinamento será para concluir o pensamento – seja em intervenções, perguntas ou respostas – dentro do prazo exato previsto pelo regulamento do debate.

A preparação da petista está a cargo da jornalista Maria Olga Curado. Desde que começou a ser treinada por Maria Olga, Dilma voltou a falar o "uai" característico dos mineiros, que havia perdido durante o tempo em que passou no Rio Grande do Sul.

A candidata do PV, Marina Silva, faz amanhã uma preparação para o debate. Ela vai se reunir com a equipe do PV, em São Paulo, onde deve repassar as regras do debate, fazer uma simulação, com perguntas e respostas, para calibrar os principais pontos que pretende abordar no encontro. O presidente nacional do PV, José Luiz Penna, está otimista em relação ao desempenho de Marina Silva no debate. "Temos muita esperança nesse confronto."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]