O processo eleitoral é um momento decisivo na vida do país e de suas instituições. Por isso uma eleição é tão importante para a Gazeta do Povo. E é esse o motivo de o jornal mobilizar sua reportagem a partir de hoje.
A cobertura eleitoral, que já está sendo feita na editoria de Vida Pública, desde a definição dos candidatos e alianças partidárias, ganha nova roupagem e sessões extras. Uma delas é a série "Desafios", que debaterá os grandes temas relacionados ao desenvolvimento do Paraná.
Além de fortalecer o acompanhamento das campanhas, mostrando as propostas de cada candidato e analisando a viabilidade de colocá-las em prática, a Gazeta também buscará mostrar qual é a realidade socioeconômica das diversas regiões do estado que será administrado pelo próximo governador.
Para fazer esse levantamento, o jornal deu início à Expedição Paraná projeto que irá mapear as principais necessidades e demandas das 11 grandes regiões do estado. Ao longo de três semanas, os repórteres Heliberton Cesca (texto) e Albari Rosa (fotografia) percorrerão o estado ouvindo lideranças regionais e cidadãos comuns para saber quais são as principais ações e investimentos necessários para garantir o desenvolvimento de cada localidade.
Além do mapeamento feito pela reportagem, os leitores da Gazeta poderão colaborar com o mapeamento. No site da expedição, os internautas poderão indicar uma ou mais necessidades que precisam ser resolvidas pelo futuro governador. As demandas apresentadas irão compor um grande banco de dados, que irá gerar um mapa de reivindicações regionais. Para isso, basta preencher um cadastro com nome e e-mail de contato, selecionar a cidade, descrever o problema e sugerir uma solução.
O levantamento poderá ser usado para cobrar os candidatos da região sobre o posicionamento dele a respeito das reivindicações apresentadas. Essas informações podem ajudar também os repórteres a identificar as demandas ao longo da viagem.
Os leitores poderão ainda acompanhar o roteiro e interagir com a equipe através do blog da Expedição Paraná, que funcionará como "diário de bordo" da reportagem. Os jornalistas saíram na quarta-feira da Redação do jornal, em Curitiba. E na quinta iniciaram a pesquisa pelo Norte Pioneiro. Depois, passam pelas regiões Norte, Noroeste, Oeste, Centro-Oeste, Centro-Sul, Sudoeste, Sul, Campos Gerais, Litoral e, por fim, Curitiba e região metropolitana.