Com 15,7% do total de comentários, os internautas da Gazeta do Povo apontaram até esta sexta-feira (13) a segurança como o principal problema do Paraná. A constatação é apresentada no infográfico digital das necessidades do estado, construído de acordo com a participação dos leitores. Em segundo lugar, aparecem as categorias saúde e trabalho e emprego, com 10,7%. Esse mapeamento é uma parte da Expedição Paraná projeto da cobertura das eleições de 2010 do veículo que busca descobrir quais são essas demandas.
A participação do público é essencial nesse levantamento, pois são as indicações e comentários que alimentam o gráfico. Para participar, basta preencher o formulário que está no site da expedição e apontar em qual a categoria e região estão os problemas. Também é possível detalhar o assunto em comentários, que serão publicados no site e servirão de subsídios para reportagens.
O internauta Lucas Genz, de Quatro Pontes, cidade no Oste do Paraná, é um exemplo. Ele reclama da segurança. "A região do extremo Oeste do Paraná vem sofrendo muito com o aumento da violência, grande parte em função do tráfico de drogas e contrabando na fronteira. Cidades como Marechal C. Rondon, que antes eram conhecidas pela tranquilidade, já não podem mais se orgulhar dessa qualidade", diz.
Já Wagner dos Santos, de São José dos Pinhais, pede a integração do transporte coletivo da Região Metropolitana com o de Curitiba. "É preciso um terminal integrado com Curitiba, para facilitar o acesso com toda a grande região da capital, pois a maioria da população daqui trabalha e estuda na cidade".
O gráfico é dividido em 12 categorias entre elas, Educação, Esporte e Lazer, Meio Ambiente, Políticas Sociais e Agricultura e cada uma das 11 grandes regiões do estado. A categoria "Outros", dedicada a problemas diversos, é a que recebeu maior número de contribuições até o momento (25%). "Atendimento ao Cidadão/Consumidor" foi a de menor procura (1,4%).
Expedição Paraná
Desde o dia 29 de julho, os repórteres Heliberton Cesca (texto) e Albari Rosa (fotografia) estão viajando pelo Paraná e levantando quais a necessidades do estado. Eles estão a procura de histórias de pessoas para contar e quais são as principais ações necessárias para garantir o desenvolvimento econômico e social de cada região. A equipe já visitou cerca de 20 municípios e atualmente se encontra na região Oeste. É possível acompanhar a viagem e seus bastidores pelo blog da Expedição Paraná.
Governo pressiona STF a mudar Marco Civil da Internet e big techs temem retrocessos na liberdade de expressão
Clã Bolsonaro conta com retaliações de Argentina e EUA para enfraquecer Moraes
Yamandú Orsi, de centro-esquerda, é o novo presidente do Uruguai
Por que Trump não pode se candidatar novamente à presidência – e Lula pode
Deixe sua opinião