Mais de 3 mil quilômetros rodadas dentro do Paraná, 11 regiões visitadas e dezenas de histórias para contar. Esse é o saldo da Expedição Paraná, projeto inovador da Gazeta do Povo e da RPC que fez um levantamento de demandas inédito na história do Estado. O repórter Heliberton Cesca e o repórter fotográfico Albari Rosa construíram com textos e imagens um perfil de várias regiões e apontaram os problemas a serem combatidos em cada uma delas.
Para Cesca, algumas regiões chamaram a atenção pelas suas diferenças sociais. "Eu não conhecia o Paraná deste jeito e acho que o principal desafio até aqui, por incrível que pareça, é logístico. Temos deficiências no trânsito de pessoas e produtos, em rodovias e ferrovias. O que mais me chamou a atenção foram as regiões do Norte Pioneiro, Centro Sul e Sul. Diferenças sociais muito fortes e uma população em situação de pobreza muito grande".
O experiente Albari Rosa comentou sobre a falta de chance e projetos que possibilitem o crescimento das pessoas. "Falta de oportunidade para as pessoas. Falta um projeto de governo que leve condições para as regiões para que elas sofram transformações. De todas as viagens que já fiz, essa foi especial porque mostramos a necessidade das regiões e nos propusemos a contar a historia das pessoas".
No vídeo abaixo você confere uma entrevista que o repórter e colunista da Gazeta do Povo Rogério Galindo fez com Cesca e Rosa sobre os detalhes e curiosidades do projeto.
Clique aqui e saiba um pouco mais sobre o Expedição Paraná. Aproveite e conte-nos os problemas da sua região.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas