Para escolher o candidato, visite o Candibook
Caso ainda haja dúvidas quanto ao número dos candidatos, ou o eleitor ainda não tenha escolhido seu voto, pode acessar o Candibook o Portal dos Candidatos e conferir o perfil de todos eles e entrevistas em vídeo com quase 500 pretendentes.
No dia da votação
Neste ano, o eleitor deverá escolher candidatos para os cargos de Presidente, Governador, dois candidatos para o cargo de Senador, um para Deputado Federal e um para Deputado Estadual.
A Campanha Voto Consciente, da Rede Paranaense de Comunicação (RPC), tem mais uma ferramenta para ajudar o eleitor a se preparar para as eleições deste ano. Trata-se de um aplicativo para auxiliar a fazer a cola com os números dos candidatos a serem votados no dia 3 de outubro.
Para fazer o lembrete é simples: na imagem ilustrativa da urna eletrônica, o eleitor deve digitar o número do candidato referente ao cargo pretendido. Após conferir o nome e partido, basta clicar em "Confirma" e o número será gravado na cola. Caso tenha errado, basta usar a tecla "Corrige" e refazer a operação. A ordem dos candidatos da cola é a mesma que aparecerá na urna eletrônica no dia da votação.
Para gravar o voto em branco o eleitor deve apenas apertar o botão "Branco", e para anular basta digitar um número que não corresponda ao número de nenhum concorrente e clicar em "Confirma", assim como no funcionamento real da urna.
Após conferir se todos os dígitos estão corretos, é só imprimir o lembrete para levar no dia da votação. Sem esquecer que nestas eleições será obrigatória a apresentação do título de eleitor e um documento oficial com foto (pode ser a carteira de identidade, de trabalho ou a de motorista). Essas e outras informações estarão também na versão impressa da cola, ao lado dos números dos candidatos.
Vale lembrar que a ferramenta é ilustrativa e não pretende ser um simulador de urna com todas as funções. Algumas opções que o eleitor terá no dia da votação não estão disponíveis, como por exemplo, o voto na legenda do partido. O aplicativo também não exibe as fotos dos candidatos, como acontece no dia da eleição. Por isso deve-se ficar atento e conferir o nome do candidato antes de imprimir o lembrete.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”