Gleisi Hoffmann (PT), senadora eleita pelo Paraná, afirmou que o número de abstenções deverá ser alto porque no estado ocorre somente a eleição presidencial e também por causa do feriado prolongado de Finados. Segundo ela, a mobilização é maior onde há votação regional (segundo turno para o governo estadual).
A senadora votou na Sociedade Internacional Água Verde, no bairro Água Verde, em Curitiba. Ela chegou a pé, por volta das 10h40, e estava acompanhada de seu marido, o ministro do Planejamento Paulo Bernardo. Ela conversou com eleitores e demorou aproximadamente um minuto para votar.
Apesar da abstenção, Gleisi disse que a mobilização em torno da campanha da petista Dilma Rousseff, candidata à presidência da República, era grande no Paraná e em todo país, e isso a levaria à vitória.
A senadora disse que estava otimista com a possibilidade da eleição da primeira mulher ao cargo de presidente da República. "Em todas as pesquisas eleitorais a Dilma tinha vantagem e estamos muito animados", afirmou. Ela lembrou ainda que neste mês comemora-se 80 anos que as mulheres conquistaram o direito ao voto.
Sobre o Senado, Gleisi disse que pretende trabalhar pela Reforma Política e que o debate sobre a questão deve ser incentivado nas escola e em vários setores da sociedade civil.
Após a votação, a senadora acompanhou o ministro Paulo Bernardo, que votou no Colégio Lysimaco Ferreira da Costa, também no bairro Água Verde.
Gleisi e Paulo Bernardo seguem para Brasília (DF), por volta das 16 horas deste domingo. Eles vão acompanhar a apuração do resultado da eleição com Dilma Rousseff.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião