Quando o eleitor dá seu voto ao concorrente a uma vaga de deputado federal ou estadual, está, na verdade, votando no partido ou coligação pela qual o candidato concorre. Isso porque esses cargos são disputados por meio da eleição proporcional. Diferentemente da eleição majoritária disputada por presidente, governador, senador e prefeito , neste caso nem sempre quem tem mais votos leva a vaga.
O cálculo aplicado na disputa proporcional leva em consideração o número de votos válidos e o número de cadeiras em disputa para determinar quantos votos serão necessários para um partido ter uma cadeira na Câmara Federal, ou na Assembleia Legislativa. Esse é o chamado quociente eleitoral. Quanto mais votos a legenda tem, mais cadeiras no Legislativo ela terá direito. A votação individual só tem importância direta para o candidato na hora de determinar quem do partido assumirá as vagas que o grupo obteve.
É por esse sistema que aparecem os chamados "puxadores de votos". São alguns candidatos que conseguem um número tão grande de votantes que se elegem e ainda carregam consigo outros que não se elegeriam se contassem apenas com os votos registrados no nome deles. O exemplo mais famoso foi de Enéas Carneiro (PRONA). Em 2002, ele foi eleito deputado federal com 1,57 milhão de votos e ajudou a eleger mais cinco candidatos do pequeno PRONA.
Legenda
Caso o eleitor não saiba em quem votar, mas tem simpatia por um determinado partido, pode ajudar os candidatos desse grupo por meio do chamado voto de legenda. Para isso, basta teclar os números do partido (os dois primeiros dígitos de cada candidato). Assim, o eleitor está ajudando a contabilizar votos para todos os candidatos daquele partido, ou coligação.
* * * * *
Coligações
Concorrem coligados para deputado federal:
PDT/PT/PMDB/PR/PCdoB - UNIÃO PELO PARANÁ
PRB/PP/PPS/DEM/PSDB
PSDC/PHS/PMN/PTC - PARANÁ MAIS FORTE
PTB/PSL/PTN/PRP - PACTO DA VITÓRIA
Concorrem sem coligação para deputado federal:
PCB, PRTB, PSB, PSC, PSol, PSTU, PTdoB e PV
Concorrem coligados para deputado estadual:
PDT/PT/PMDB/PR/PCdoB - UNIÃO PELO PARANÁ
PRB/PP/PTB/DEM/PSDB
PSDC/PHS/PMN/PTC - Paraná Mais Forte
PSL/PTN/PRP - PARANÁ PELA VITÓRIA
Concorre sem coligação para deputado estadual:
PCB, PPS, PRTB, PSB, PSC, PSol, PSTU, PTdoB e PV
Fonte: Tribunal Regional Eleitoral
Deixe sua opinião