Chefe do Poder Executivo estadual, é o governador quem dá a palavra final sobre políticas públicas, define a aplicação do orçamento, além de nomear os secretários Você pode conhecer melhor os concorrentes ao governo por meio do Candibook.
Veja quais são os sete candidatos:
Amadeu Felipe - (PCB) 21
Nascido em Blumenau (SC) em 1935, é filho de integrantes do Partido Comunista. Seguiu a carreira militar, mas foi expulso do Exército por liderar movimentos de oposição ao regime. Por esse mesmo motivo, ficou preso durante cinco anos.
Em 2003, ocupou a chefia da Secretaria Geral da Prefeitura de Londrina e candidatou-se à prefeitura da cidade em 2008.
Vice: Gilberto Gomes (PCB)
* * * * *
Avanilson Araújo - (PSTU) 16
Avanilson nasceu em Governador Valadares (MG) em 1974. Formado em Direito pela Faculdade de Direito Borges de Medeiros, chegou ao Paraná em 1998 para trabalhar como advogado do MST na cidade de Querência do Norte (Noroeste do estado). Desde 2001, mora em Maringá (Norte).Na cidade, atua como advogado de movimentos sindicais e populares e é professor de Direito Penal da Faculdade Metropolitana de Maringá.
Vice: Ivan Ramos Bernardes (PSTU)
* * * * *
Beto Richa - (PSDB) 45
Nascido em 1965, em Londrina, é filho do ex-governador José Richa e formado em Engenharia Civil. Iniciou sua vida política em 1994, quando foi eleito deputado estadual. Em 2000, foi eleito vice-prefeito de Curitiba, na gestão de Cássio Taniguchi (DEM). Assumiu a prefeitura da capital em 2004 e foi reeleito para o cargo em 2008. Em 2002 disputou o governo do estado pela primeira vez, ficando em terceiro lugar.
Vice: Flávio Arns (PSDB) * * * * *
Luiz F. Bergmann - (Psol) 50
Nasceu em Porto Lucena (RS), em 1961. Aderiu à causa socialista aos 15 anos e participou de sindicatos e do movimento estudantil. O candidato veio para o Paraná a trabalho e por 20 anos integrou o diretório do PT no estado. Foi duas vezes candidato a vereador em Toledo (no Oeste do estado), mas não chegou a ser eleito. Em 2003, participou do grupo de dissidentes do PT que deu origem ao Partido Socialismo e Liberdade (PSol).
Vice: José Elias Aiex Neto (PSol)
* * * * *
Osmar Dias -(PDT) 12
Nascido na cidade paulista de Quatá em 1952, Osmar foi criado em Maringá. É engenheiro agrônomo e produtor rural. Iniciou a sua carreira política em 1987, como secretário da Agricultura do Paraná. Foi eleito senador por duas vezes (1995 e 2003) e disputou o governo no estado em 2006. Na ocasião, perdeu a disputa para Roberto Requião, no segundo turno.
Vice: Rodrigo Rocha Loures (PMDB)
* * * * *
Paulo Salamuni - (PV) 43
Nascido em Curitiba em 1960, é formado em Direito pela Universidade Federal do Paraná e procurador concursado do município. Em 1992 foi eleito pela primeira vez vereador de Curitiba. Esteve no cargo por cinco mandatos consecutivos, não conseguindo se reeleger em 2008. Foi secretário municipal do Desenvolvimento Social de Curitiba entre 1987 e 1988. Durante o regime militar, participou da juventude do extinto MDB.
Vice: Flávia Romagnoli
* * * * *
Robinson de Paula - (PRTB) 28
Nascido em Curitiba, tem 33 anos e nunca ocupou cargo eletivo. É formado em Direito pela faculdade Estácio Radial e trabalha como policial militar há 13 anos. Atualmente é oficial cabo do 13º Batalhão da PM. Durante a campanha, o PRTB tentou substituir Robinson como o candidato da sigla ao governo do estado. A Justiça Eleitoral ainda não definiu essa questão.
Vice: Celso Carazzai (PRTB)
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano